O poder transformador da leitura

Obviamente, ninguém nasce sabendo ler, não se nasce sabendo das coisas. Mas a partir do primeiro dia de vida as crianças começam a aprender. Questão de sobrevivência? Sim. Depois de aprender a andar, a falar, a expressar seus sentimentos, a criança começa a aprender a ler.

Há discussões sobre a idade certa para se aprender a ler, cada criança tem seu momento certo, em que seus interesses começam se voltar à leitura. Eu, por exemplo, comecei a ler aos quatros anos. Aos sete anos eu entrei para a escola já sabendo ler. E minha querida professora me colocou para ajudá-la no ensinamento da leitura para meus colegas de classe.

A little kid dressed in an elegant way is sitted on the top of a pile of books, reading something on a tablet

Tudo depende muito dos incentivos que as crianças recebem em seu dia a dia. Aquelas que vão desde cedo para as creches e escolas de educação infantil provavelmente recebem esse incentivo e motivação nos momentos adequados, considerando que as instrutoras e professoras dessas instituições estejam preparadas para a tarefa.

Mas aquele exemplo que vem de casa, com pais leitores, pais que gostam dos livros e os colocam como objeto de seu dia a dia, é insubstituível. É insubstituível aquele momento em que um pai ou mãe pega um livro e chama seu filho para ouvir sua leitura. Pais que leem e contam histórias para seus filhos prestam um serviço enorme à educação e ao futuro de seu filho. Além de criar aquele vínculo familiar afetivo, de amizade e compreensão, é nesse momento que os pais ensinam aos filhos que o maior legado da humanidade é o respeito a si e ao outro. Isso sim, evita tragédias como as que estão nos noticiários mundo afora nesses tempos.

Viva os pais e mães leitores, viva os contadores de histórias. Viva os professores que incentivam seus alunos à leitura e cobram deles (é o papel dos professores, cobrar e medir o aprendizado). Viva todos aqueles que consideram as diferenças como um grande motor do mundo. Tudo isso está nos livros. É só procurar. Nas bibliotecas públicas das escolas, no Container com Letras e com os amigos leitores. Boa leitura a todos.

Por Paulo Cezar Santos Ventura

www.rolimaeditora.com.br

atendimento@rolimaeditora.com.br

(31) 3024-5232