Música dos anos 70 e 80

LUCAS DRUMOND

Nos anos 70, dois dos gêneros que mais estavam em alta eram o punk e o hard rock. O hard rock, o gênero que louvava festas, drogas, sexo e mulheres, era caracterizado por riffs com distorção e intervalos comuns. O gênero estava no topo das paradas sendo representado por bandas como Led Zeppelin, Aerosmith, Deep Purple, ACDC e Kiss. Sendo aclamado por adolescentes que buscavam a vida boa e curtir o que lhes restava de vida ainda. Já o punk, era caracterizado por ser apropriado de pessoas mais “cultas”, sendo atraídas pela sonoridade rápida e bruta, com letras que faziam apologia ao anarquismo e mudanças contra o governo. Bandas da época que faziam sucesso no mainstream e podem ser citadas como importantes no gênero são; Ramones, Sex Pistols, Black Flags, Stooges e Dead Kennedys.

Havia certa “competição” entre os fãs de hard rock e os fãs de punk pois a concorrência pelo mainstream era cada vez maior. Querendo ou não, o hard rock era o mais tocado em rádios devido à suas letras menos agressivas e não se importando tanto com o comportamento do governo. Devido a isso, restava aos punks shows apertados para ouvir suas bandas favoritas sem ser em discos e cassetes, enquanto os fãs de hard rock iam a estádios lotados para ouvir suas bandas favoritas.

No final dos anos 70 e início dos anos 80, com o hard rock ainda em alta com a chegada de novas bandas, como Guns N’ Roses, Motley Crüe e Def Leppard, o punk foi perdendo espaço e foi sendo substituído por um novo movimento chamado pós-punk, sendo o oposto do punk. Ficou conhecido por bandas como Joy Division, The Cure, The Smiths, Echo and the Bunnymen que trouxeram a sonoridade mais obsucura e eletrônica, abordando temas mais sentimentais e pesados, como morte e suicídio, em suas letras. Também confundido com o pós-punk, entrou em alta o new wave, que parecia o pós-punk, mas com menos instrumentos como bateria e guitarra e com mais elementos eletrônicos.

No final, ambos os gêneros saíram do mainstream, perdendo o posto para gêneros como o grunge e o hardcore, mas sem dúvida alguma, deixaram marcado seu legado.