IMPORTÂNCIA DO NUTRICIONISTA PARA O CUIDADO COM A SAÚDE DA POPULAÇÃO

Nutricionista, Nutricionismo, Nutrição; tantos termos para se referir a uma mesma profissão. Mas será esta uma profissão baseada na modinha das blogueiras fitness ou artistas de televisão?!?

Para esclarecer esta e tantas outras dúvidas sobre essa profissão eis aqui algumas definições cruciais: O Nutricionista é o profissional que trabalha em prol da saúde da população, ele é a pessoa capacitada para falar de alimentação, os benefícios e as limitações por trás do ato de comer. A boa Nutrição é fundamental para que possamos ter uma vida saudável e plena.

Fala-se muito em alimentação e Nutrição, mas se esquece que o indivíduo é acima de tudo um sujeito histórico e social, e que o ato de comer possui vários significados além unicamente de nutrir. A atuação do Nutricionista não se restringe apenas a dietas saudáveis ou elaboração de cardápios, vai além; com a ajuda de um nutricionista você pode amenizar problemas e manter a saúde, o bem-estar e o humor em dia, além de prevenir futuras doenças.

As pessoas ainda desconhecem a importância de cuidar da alimentação, e essa falta de informação talvez seja uma das maiores contribuintes para a pouca procura deste profissional tão relevante. Prevenir e tratar doenças são atribuições de todos os profissionais da área da saúde, entretanto é uma particularidade do Nutricionista, cuidar das pessoas através do cuidado com a alimentação.

Combater à obesidade infantil; garantir um estado nutricional adequado para gestantes; dar atenção direta aos hipertensos e diabéticos, fazendo avaliações nutricionais, exames clínicos e repassando orientações, são algumas das muitas tarefas do profissional Nutricionista. O diferencial dos profissionais desta área está nas prescrições e principalmente na abordagem relacionada aos aspectos nutricionais do indivíduo. Dietas restritivas e terrorismo nutricional, termos como ‘’ não pode’’; ‘’faz mal’’ dificultam o interesse do paciente em aderir à mudança de hábitos. Assim como é dever do profissional intervir através de uma abordagem que resgate o prazer de comer bem e de forma equilibrada é dever do paciente querer mudar e saber ouvir as orientações passadas.

Minha dica à todas as pessoas que estão lendo esse artigo é: Cuide da sua saúde começando pela sua alimentação. Alimentar-se de forma balanceada e saudável é um fator que traz qualidade de vida e longevidade.

POR: Letícia da silva Carmo /Nutricionista CRN 9 20791/P