Prefeitura de Ribeirão das Neves Intensifica Ações no Combate à Dengue

Visando o combate contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, a Prefeitura de Ribeirão das Neves tem atendido todos os casos suspeitos da doença e também intensificado as ações educativas e de mobilização, envolvendo a população.

Apostando na ajuda dos moradores para eliminar os criadouros do mosquito, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Equipe de Educação em Saúde, vem realizando palestras nas escolas e junto com o Setor de obras tem feito também, mutirões de limpeza, recolhendo materiais inservíveis (sucatas, pneus etc).

Os Agentes de Combate a Endemias tem percorrido a cidade, aplicando o UBV leve (costa motorizada) e pesado, conhecido como o fumacê, em locais com maior número de casos notificados. Além disso, fiscalizam os locais onde tem água parada e acumulada, alertando a comunidade sobre os perigos que ela representa para eclodir ovos adormecidos.

Somando a estas ações, a Prefeitura criou o “Gabinete da Crise” com a participação do prefeito Junynho Martins, diretores  técnicos  e coordenadores de Unidade de  Urgência. O objetivo dessa ação, é garantir que as ações direcionadas ao Aedes aegypti, não sejam interrompidas.

Dessa forma, todas as atividades voltadas contra o mosquito da dengue em Ribeirão das Neves têm merecido atenção ininterrompidas e também todos os casos notificados, tem sido tratados de maneira adequada, seguindo a classificação de risco. Seguindo todos os procedimentos que garantem a cura do paciente, a Prefeitura implantou na UPA Justinópolis a Unidade de Reposição Volêmica. A Reposição Volêmica consiste no manejo adequado de pacientes suspeitos ou com diagnóstico de dengue, considerando a necessidade do cuidado contínuo e dinâmico, além do reconhecimento precoce dos sinais de alarme e de reposição adequada de líquidos, fatores decisivos para a cura da doença. A Secretaria Municipal de Saúde inaugurou na Cidade dos Meninos um ponto de atendimento da dengue.