Como aproveitar o uso do celular em sala de aula em benefício do ensino e aprendizagem

Irineu Lopes Pinheiro de Almeida

(Professor de arte)

 Algumas crianças do primeiro ciclo do ensino fundamental, já utilizam celulares, porém explorando recursos básicos, como atender uma ligação, tirar fotografias ou brincar de alguns jogos, sendo na maioria das vezes influenciados pelos próprios pais, que buscam nos aparelhos uma forma de manter contato com os filhos. Mas a maioria dos interessados por estes equipamentos são os adolescentes, que buscam nos celulares a liberdade para se expressarem. Às vezes por medo ou timidez, eles trocam uma paquera ou até mesmo uma boa conversa entre amigos, por mensagens virtuais.

Os adolescentes utilizam celulares, assumindo comportamentos que seriam facilmente contestadas pelos adultos, como responder um “SMS” rapidamente, julgando grosseiro, ou até falta de educação não enviar a resposta instantânea. O celular para eles deve ser utilizado a toda hora e em qualquer lugar, até mesmo dentro da sala de aula, sem autorização ou consentimento, causando muitas vezes angustia e desconforto aos professores. Para muitos educadores é difícil entender esse desejo excessivo de comunicação dentro da comunidade estudantil, gerando em alguns momentos conflitos e julgamentos prévios sobre a utilização desse meio de comunicação no ambiente escolar.

É muito importante que os professores e as escolas se adequem e interaja com essa nova ferramenta, inserindo-a no cotidiano educacional do aluno, em diálogo com as disciplinas presentes nas escolas. Uma ideia interessante e já vivenciada por muitos adolescentes são as produções de vídeos caseiros. Uma ótima alternativa para as escolas e professores começarem a inserir o uso do celular em benefício do ensino e aprendizagem no ambiente educativo.

Mais do que aprender é importante entender essa nova linguagem tecnológica, para que a educação por meio de professores e alunos possam construir um entendimento e uma cultura audiovisual satisfatória, sendo praticada e vivenciada por todos na comunidade escolar, dentro e fora do ambiente educativo.