AO MESTRE COM CARINHO

A receita do Xico da Kafuá  para esta edição é mais  que especial.  O chef Murai Caetano apresenta a receita de surubim à Pirapora, em homenagem ao chef Targino de Lima e sua terra natal.  Targino  foi um grande mestre na arte  da gastronomia que  deixou um grande legado, entre eles,  este  prato  saboroso.

SURUBIM À PIRAPORA de TARGINO LIMA

1 Kg de Surubim em postas

750gr de tomates maduros

2 cebolas grandes

1 pimentão verde

3 dentes de alho

1 colher de sopa de Colorau

1 xícara de Leite de Coco (de preferência natural)

Salsinha e Cebolinha picadas

1 xícara de Óleo (soja, milho ou girassol)

1.         Lave o peixe com suco de limão e tempere com sal, pimenta do reino e alho batido. Deixe descansar. (Separe uma posta pequena para o pirão).

2.         Aqueça o óleo em fogo alto e refogue as cebolas e o alho picado. Jogue o colorau. Mexa. Acrescente os pimentões em tiras pequenas. Em seguida, junte os tomates cortados em rodelas. Misture levemente para não agarrar no fundo.

3.         Quando começar a soltar líquido, acrescente o leite de côco e salsinha picada. Incorpore os ingredientes e disponha por cima as postas de Surubim. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por 20 minutos. Acompanhe o cozimento (o peixe não pode derreter!). Se der pouco caldo, acrescente o necessário de água antes de completar o cozimento! Confira o tempero, cubra com a cebolinha picadinha.

4.         Para fazer o pirão: refogue uma cebola pequena ralada com um dente de alho e uma pimenta malagueta miúda. Junte o pedaço de peixe separado sem a pele e a espinha. Tire duas conchas do liquido da panela do cozimento e misture bem. Se precisar, regue com mais um pouco de água. Dissolva 1 xícara de farinha de mandioca fina em 180ml de água e misture aos poucos mexendo sempre para não dar grumos. Tempere e sirva com o Surubim bem quente.

Acompanha Arroz Branco!