Nova Lima agora tem uma Academia de Letras

Paulo Cezar Santos Ventura

A Secretaria de Cultura da cidade de Nova Lima reuniu quarenta escritores nascidos ou moradores da cidade, todos com pelo menos um livro publicado e, em ação conjunta, fundaram a Academia Novalimense de Letras com o objetivo de difundir a cultura e a literatura produzida na cidade.

Em reunião realizada no dia 21 de setembro de 2019, os escritores presentes escolheram seus patronos de uma lista de quarenta escritores novalimenses e escritores mineiros. O estatuto da Academia já havia sido aprovado pelos escritores da cidade em reunião anterior, realizada em junho.

O editor da Rolimã Editora, Paulo Cezar Santos Ventura, colunista do jornal Papo Comercial, que é de Nova Lima, é um dos quarenta escritores convidados para fazer parte da Academia Novalimense de Letras, como fundador, e esteve presente na reunião, tendo escolhido como patrono o jornalista, professor, advogado, cronista, romancista, ensaísta e memorialista Cyro Versiani dos Anjos, mineiro da cidade de Montes Claros. Cyro dos Anjos foi membro da Academia Brasileira de Letras, cadeira 24, a mesma que fora ocupada, antes dele, pelo poeta Manoel Bandeira.

A posse solene dos membros da Academia Novalimense de Letras será no dia 23 de novembro de 2019, na Casa Aristides.

Serviço:

Editora Rolimã – 31 30245232 rolima.editor@gmail.com