De pai e filha – FACA AMOLADA é sinergia.

Não é sem razão que o “Faca Amolada” faz música. Conceito de Chico Bread Rocha – o grupo tem uma história à base de poesia. Os elementos de inspiração de Chico Bread, o pai, surgem da verdadeira música brasileira, dos festivais, da bossa nova, da música regional, e do samba, mas também do jazz, da música francesa, latino-americana, e até dos grandes clássicos de todo o mundo.

Faca Amolada tem a missão de difundir a música que toca alma.  Signo do amor de pai para filha – tem Isadora Rocha como vocalista, que traz uma elevadíssima expertise musical – instrumentista de tambores, ukulele e castanholas. Isadora é sensível, sensual, e imprime uma identidade vocal primorosa.

Cantautores, com composições de Chico Bread, Faca Amolada apresenta suas próprias canções que transportam as vivências de um poeta, escritor, filósofo da vida, artesão, pintor e desenhista. A música do Faca Amolada é literalmente circulante – pelas ruas das cidades, pelos cenários mineiros, montanhas, vales, rios e mares.

Intérpretes que se alinham organicamente com as legitimidades da música brasileira, do regional ao popular, e traçam inter-relações com os universos do jazz, blues, pop e rock. A força musical do grupo, está na maneira fiel e absoluta com que vivenciam as expressões e criam com elas afinidades harmônicas.

Faca Amolada tem uma forte música autoral, e proporciona uma experiência marcante com canções ressignificadas. Tem para cada proposta um set list e um figurino diferenciado, e as apresentações ganham ação com sensibilidade! Os shows são para todos os públicos.

Da união do público com os artistas – inseridos nos cenários dos artistas de circo, do teatro musical, dos artistas de rua, e das grandes bandas brasileiras, Faca Amolada tem um repertório tocante, com vários arranjos diferentes, desde um duo, trio, até a banda completa com cinco integrantes.

Com shows amorosamente pulsantes! Faca Amolada levantam aplausos com encanto e euforia. O resultado é um show único e eterno. 

Trajetória

Chico Bread Rocha finalista de festivais em cidades mineiras, nas décadas de 80/90. Foi também jurado em festivais, e tocou nos principais teatros do Estado. Isadora Rocha, autodidata em vários instrumentos, estudou teatro, técnica vocal, em escolas de MG, passando por conservatórios, pela escola da Babaya, UEMG e Fundação de Educação Artística.

Com 10 anos de criação, o PROJETO FACA AMOLADA, consagra-se como uma das Bandas mais atuantes das ruas de Belo Horizonte, com uma influência efetiva na formação de público da capital. Faca Amolada desenvolve uma aproximação do público com a música, e cria pontes significativas entre as pessoas, os artistas e os próprios espaços.

A proposta já esteve em casas charmosas da capital mineira. Dentre elas, fez sessão esgotada no “Grande Hotel do Ronaldo Fraga”, esteve no teatro da cidade de Pará de Minas, em outros municípios do interior de minas e SP, e fez turnê no projeto “Container com letras” na região metropolitana de BH.

Desde 2015 com a surpreendente harmonização artística de Isadora Rocha e no frescor peculiar de Chico Bread – o grupo tem a chancela da Curadoria do Programa Arrumação apresentado pelo menestrel Saulo Laranjeira. Neste ano o grupo se apresentou no Programa, e desde então fez parte de projetos com a marca Arrumação. Sendo que nos anos seguintes, foram convidados de Saulo Laranjeira em “Arrumação Recital”, “Forró Arrumado”, e em 2019 no Palco Horizontes Culturais, no Carnaval Arrumação.

Faca Amolada é autoral também de sua própria narrativa – Em 2018 foi selecionado e destacou-se no “Sarau do Minas Tênis Clube” com “Faca Amolada Canta Alceu Valença”. O show, que aconteceu em um dos espaços mais nobres da capital mineira, o teatro do Centro Cultural do Minas Tênis Clube, teve lotação máxima sendo o maior público de todas as edições do projeto.

Desde 2018 o Faca Amolada faz parte da curadoria da instituição mais atuante na valorização da música brasileira no país, o Sesc -apresentando-se noprojeto “Viva a Rua” em Ibirité, e no projeto de maior itinerância em Minas Gerais, o Minas ao Luar, estando na cidade de Três Corações.

Formatos: Duo, Trio e Banda

MÚSICA BRASILEIRA (MPB, POP, REGIONAL) – AUTORAL – JAZZ SESSIONS – MÚSICA FRANCESA – LATINO-AMERICANA – CLÁSSICOS DE TODO O MUNDO E TEMÁTICOS/ESPECIAIS.

DUO/TRIO

Faca Amolada faz apresentações acústicas e intimistas – em espaços fechados de pequeno porte/eventos corporativos/festas particulares.

Em DUO e/ou TRIO, os shows têm uma conexão temporal tocante – desde pai e filha, que fazem interpretações singulares, até a chegada do contrabaixo de Ébora Coy, para compor o TRIO, instrumentista com fortes influências no blues, e uma essência nas artes plásticas. Ainda com aura acústica, o trio permite variações de estilos e locais.

BANDA

FACA AMOLADA banda tem perfil artístico essencialmente agregador – com uma unidade musical e roteiro originalmente interessante.  Apresentações são fraternas de essência, e de emblemática sonoridade – o resultado são shows pulsantes e adaptáveis para eventos de médio e grande porte, festas populares, festejos e festivais.

  • TEMÁTICOS/ESPECIAIS

FACA AMOLADA CANTA ALCEU VALENÇA

Apresentação especial do grupo em homenagem a música regional Brasileira e suas referências – de modo que a titularidade do show é uma citação a um dos ícones desta vertente; Alceu Valença – um dos maiores poetas, cantador, cantor, e compositor do país.

Faca Amolada apresenta o cancioneiro popular e sofisticado, com pinceladas da MPB, Jazz, Blues e Pop, ambientados na vasta seara de letras de Alceu Valença, mas que poderá citar outros compositores nacionais, e a própria música autoral com composições de Chico Bread Rocha.

Inspirado nas raízes da nossa música – no canto dos aboiadores, emboladores, violeiros e cantadores de feira, e ilustrações nas montanhas, mares, rios e vales brasileiros; numa mistura com as influencias trovadorescas, e a estrutura musical mourisca de Alceu Valença. “Faca Amolada canta Alceu Valença” é um show com roteiro musical sentimental.

Nesta toada, imbuídos pela linguagem de ALCEU VALENÇA, FACA AMOLADA espelham dois outros shows temáticos, dedicados as maiores festas populares do país, forró e carnaval.

  • TEMÁTICOS/ESPECIAIS

JAZZ SESSIONS

Faca Amolada realiza uma Jazz Sessions em que as canções tem uma ligação visceral com a palavra, e com o texto. Além de misturar o jazz com a tradicional música francesa, se diferencia pelo repertório variado, com referências latinas e de música cigana. Pop-Jazz, Gypsy jazz (Jazz cigano), Jazz mundial, – com o Faca Amolada tem um quê a mais, o refinado de Isadora Rocha como cantora, o resultado é um concerto onde o público é solto para curtir.