Cavalgada do Patrão temática do Faroeste atrai 200 cavaleiros a Cruzília

Cavalgada do Patrão temática do Faroeste atrai 200 cavaleiros a Cruzília

 Eduardo Venturoli

Participar de uma cavalgada para os amantes do cavalo de sela já é um momento especial, agora imagine participar de uma cavalgada no berço da raça Mangalarga Marchador, em Cruzília MG, durante um dia inteiro, percorrendo mais de 30 km em locais de extrema beleza, passando por fazendas, matas e montanhas, lugares que muitas das vezes só o cavalo pode passar, é uma sensação indescritível.

Foi o que aconteceu, na 1ª Cavalgada temática, Faroeste In (Cavalgada do Patrão), que ocorreu no sábado dia 24 de Agosto, atravessando as fronteiras de Cruzília ao Haras Alcatruz em Aiuruoca MG, promovida pelo Clube do Cavalo de Cruzília, hoje presidida por Hans Norremose. 

Todos os participantes, aproximadamente 200 cavaleiros compraram a ideia e foram a caráter, de cowboys a xerifes, ou até mesmo de peão de lida, teve de tudo resgatando um pouco do velho oeste americano, mais com uma leitura mais do cavaleiro e tropeiro brasileiro que se trajava para longos trajetos no passado, pela estrada real ou tocando a boiada. Estes desbravadores no passado a cavalo precisavam se vestir para as intempéries do tempo e carregar no cavalo, desde comida, bebida e também apetrechos necessários para longas viagens e atravessar lugares remotos e por muitas vezes desconhecidos, trajetos como da Estrada real, do porto de Paraty as minas de Ouro Preto.

Lugares onde foi forjado o autêntico cavalo Mangalarga Marchador e se constituíram as primeiras fazendas pilares da criação da raça. 

Ao longo do trajeto da cavalgada, não faltou uma prosa boa, uma cachaça para alegrar e nem uma matula com comida para alimentar o caminho. A adesão dos criadores da raça, muitos vieram de fora, foi fundamental, pois legitimou com seus cavalos, muitos deles de exposição, a rusticidade de nosso cavalo de sela.

Com duas paradas programadas ao longo do trajeto para descanso dos cavalos e cavaleiros, além é claro da gostosa confraternização que culminou na chegada ao Haras Alcatruz do criador mineiro Renato Vieira, com recepção calorosa e festa para os cavaleiros, familiares e amigos com muita moda sertaneja e é claro, mostra da tropa do anfitrião, um dia perfeito que só o cavalo pode proporcionar.