José Miranda Marques nos fala sobre Comunicação Política

Toda a história do homem sobre a terra, suas verdades e riquezas, costumes, gestos e linguagem, tudo o que se refere a ele está interligado na comunicação. Não existe sequer uma atividade humana que não seja afetada por ela.

A comunicação nos acompanha desde o nascimento. Ela está presente em todos os momentos de nossas vidas. Quando ainda bebê, a criança utiliza-se do choro para chamar a atenção e faz com que a mãe se aproxime e satisfaça os seus desejos. O homem é aquilo que comunica a seu semelhante na sociedade onde vive. O que pensa de fulano depende do que ele consegue comunicar de si mesmo. 

O homem é um ser social pela sua própria natureza e, assim sendo, está sujeito a alguns equívocos de comunicação. No caso da criança, ela pode está sentindo dor de barriga e a mãe entender que está com sede. Percebe se que nesse relacionamento, mesmo havendo grande intimidade, o receptor (mãe) não entende o que diz o transmissor (bebê).

O relacionamento na comunicação política pode acontecer de várias maneiras. O receptor (população) começa o processo tendo sua atenção despertada por alguns sons e isto é o processo inicial de atenção. Logo que se estabelece a compreensão há um entendimento do significado e nesse momento se inicia o diálogo entre o emissor (candidato) e o receptor, através das palavras. Mas tal processo só terá seguimento se houver total compreensão de um com outro, ou seja, eles têm que concordar com palavras e ideias. 

No entanto, por questão de comodismo ou por falta de conhecimento, utilizamos o nosso “jeitinho” para nos comunicarmos, mas é bom saber que, para está mais sintonizado com a população, é aconselhável desenvolver técnicas específicas para cada tipo de público. Então, o primeiro passo é definir quem você é, pois sua personalidade será a fonte de sua comunicação e é importante acompanhar, por pesquisa de opinião, os efeitos que essas técnicas estão alcançando. Cada instante na campanha vai lhe pedir uma técnica diferente de comunicação. Nunca deixe de observá- la, pois utilizá-la erroneamente é desperdiçar o potencial existente. 

José Miranda Marques é graduado em Filosofia pela PUC Minas, Pós Graduado em Marketing Político pela Fundação Santo Agostinho  e autor do livro “Como Vencer Uma Eleição” Editora FUMARC