Incêndio na famosa catedral gótica de Nossa Senhora de Paris

Foi com enorme tristeza que milhões de pessoas em todo o mundo assistiram a Catedral de Notre Dame de Paris sofrer sob um monumental incêndio.

O incêndio em si já é uma grande tragédia, pois representa uma perda incomensurável para o patrimônio histórico mundial, e se torna mais trágico ainda especialmente por acontecer numa semana que é particularmente simbólica para católicos de todo o mundo, que estão se preparando para a Páscoa, a mais importante data do cristianismo. Depois do Domingo de Ramos, a segunda-feira é o segundo dia da Semana Santa que comemora a Paixão de Cristo, uma celebração da ressurreição do filho de Deus, que de acordo com os Evangelhos, conquistou a morte e voltou para os braços do Pai.

Para a Semana Santa de 2019, a catedral hospedaria na terça-feira (16) um concerto de canto gregoriano. Na programação também estava um evento particularmente importante, o bispo Michel Aupetit celebraria a Missa Crismal que tradicionalmente ocorre na Quinta-feira Santa, mas também na Quarta-feira Santa. Durante esta missa, o arcebispo de Paris convida diáconos, sacerdotes e bispos a renovar a promessa sacerdotal que fizeram no dia de sua ordenação. Ele também consagra o santo crisma, o óleo usado para os sacramentos do batismo, confirmação e ordenação. Ele abençoa outros dois óleos, um para os doentes e outro para os que estão se preparando para o batismo. A Missa de Crisma deverá ser realizada na Igreja Saint-Sulpice em Paris.

A Cathédrale Notre-Dame de Paris, em português Catedral de Nossa Senhora de Paris é uma das mais antigas catedrais francesas em estilo gótico e é a igreja da padroeira da Cidade Luz.

O início de sua construção foi no ano de 1163 e ela é dedicada a Maria, Mãe de Jesus Cristo. Fica situada na praça Paris, na pequena ilha Île de la Cité e é rodeada pelas águas do Rio Sena. A arquitetura gótica substituiu as paredes grossas das igrejas românicas por colunas altas e arcos capazes de sustentar o peso dos telhados. Como consequência, os edifícios góticos ganharam um aspecto mais leve, e as janelas, mais amplas e altas, foram decoradas com belos vitrais coloridos que filtravam a luz natural, e com isso, criavam um clima de misticismo em seu interior.

A catedral é mundialmente conhecida pelo romance de Victor Hugo, que durante o período do romantismo escreveu, em 1831, “O Corcunda de Notre-Dame”. Situando os acontecimentos na catedral durante a Idade Média, a história trata de Quasímodo, que se apaixona por uma cigana de nome Esmeralda. A ilustração poética do monumento nas páginas do livro abriu na época, e ainda hoje abre, portas a uma vontade de conhecimento da arquitetura do passado e principalmente da Catedral de Notre-Dame.

Entre os grandes momentos históricos dessa catedral destaca-se:

1314 – Na ponta da ilha, onde hoje é a praça Verte-Galant, o último grão mestre templário, Jacques de Molay, após sete anos na prisão, juntamente com outros templários, foram executados queimados vivos na fogueira. O julgamento ocorreu na praça Paris em frente à catedral. Foram condenados pela igreja católica sob ordem direta do Papa Clemente V, influenciado e pressionado pelo rei Filipe IV de França,  acusaram os templários de serem hereges, adoradores do diabo, de desrespeito à Santa Cruz, de sodomia e outros comportamentos de blasfêmia.

1431 – Coroação de Henrique VI de Inglaterra durante a Guerra dos cem anos.

1804 – Coroação de Napoleão Bonaparte a imperador de França e sua mulher Josefina a imperatriz, na presença do Papa Pio VII.

1909 – Beatificação de Joana d’Arc.

2019 – Durante obras de restauro, a catedral foi atingida no dia 15 de abril por um violento incêndio, causando danos ao teto, no pináculo e em seus vitrais em forma de rosáceas. Até o fechamento desse texto o incêndio tinha causas ainda desconhecidas.