Charlie Brown Júnior e a influência no cenário nacional
Lucas Drumond
Na quinta-feira, dia 9 de abril, seria o aniversário de 50 anos do grande ídolo da música brasileira, Alexandre Magno Abrão, também conhecido como Chorão. Chorão, originado no estado de São Paulo, foi fundador e vocalista da banda Charlie Brown Júnior.
A banda, misturando estilos e fazendo um som com influências de ska punk, skate punk e hardcore, fez muito sucesso entre os jovens da época, dominando canais de TV como a MTV e tocando em aberturas de novelas e rádios. Charlie Brown, para os fãs, era como uma fonte de hinos, fazendo músicas falando sobre juventude, festas, amor e criticando o sistema, marcando gerações com os hits “Só os loucos sabem”, “Quinta-feira”, ”Proibida pra mim” e “Papo reto”. Charlie Brown esteve ativo desde os anos 90 até o 2013, quando Chorão faleceu devido a uma overdose de cocaína. Milhões de pessoas, fãs ou não, sentiram empatia com a perda significativa que sofreu o cenário musical do rock brasileiro.
Deixando para trás um legado inspirador, que fez com que uma variedade imensa de outros artistas tomasse Charlie Brown Jr. como uma referência. Até nos dias de hoje, suas músicas fazem parte de inúmeros repertórios, sendo os shows em barzinhos ou em grandes eventos. A banda é lembrada até hoje como uma das maiores e mais influentes que já existiram no Brasil.