“O Tubarão Martelo e os Habitantes do Fundo do Mar” leva música e diversão a cerca de mil pessoas na Praça da Jabuticaba

Espetáculo abriu a temporada 2019 do Circuito Cultural de Contagem

Pela primeira vez em Contagem, “O Tubarão Martelo e os Habitantes do Fundo do Mar” desembarcou para trazer uma mensagem de alegria, conscientização ambiental e também música de boa qualidade – rock, blues, reggae, pop, afoxé e outros ritmos – a crianças de todas as idades.

No sábado (4) à tarde, na Praça da Jabuticaba, um público de cerca de mil pessoas vibrou junto com o Capitão Jack, um navegador que parte para o oceano com o objetivo de achar um grande tesouro, mas, a partir de um giro pelos mares, contando com a ajuda de duas sereias, ao final, percebe que já havia encontrado o maior de todos os tesouros, que é a beleza da vida, representada pela fauna marinha.

O espetáculo infantil “O Tubarão Martelo e os Habitantes do Fundo do Mar” iniciou a temporada de apresentações teatrais gratuitas em 2019, na Praça da Jabuticaba, e abriu a 5ª edição do Circuito Cultural Contagem, viabilizada por meio de recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o patrocínio da Arcelor Mittal e da Belgo Bekaert Arames e apoio da Fundação Arcelor e da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude de Contagem. De maio a novembro, sempre no primeiro e no terceiro sábado do mês, às 16h, a Praça da Jabuticaba receberá uma atração gratuita para formação de público infantil para teatro e para levar diversão, cultura e educação à toda família.

O espetáculo de sábado contou com banda ao vivo e um corpo de baile formado por dez bailarinos, que dão vida a personagens-tema como o golfinho (com dois metros de altura), a baleia, a tartaruga marinha, o peixe-palhaço, o polvo, as estrelas do mar, os peixinhos, a lula, o siri azul e, claro, o Tubarão Martelo.

A idealização do espetáculo é de Cláudio Fraga, que atua na peça cantando, tocando e dando vida ao Capitão Jack. Cláudio é o compositor de todas as canções e assina o roteiro do espetáculo com Ana Luísa Alves. A direção do musical é do experiente diretor carioca Carlos Magalhães, o Magá, que tem no currículo 40 anos de experiência em TV.

Antes do show, o cantor, multi-instrumentista e compositor Cláudio Fraga falou um pouco sobre a oportunidade de se apresentar para o público da cidade: “É a primeira vez que a gente traz o musical para Contagem e estamos muito felizes com a oportunidade. Hoje, também lançamos o CD e DVD ‘O Tubarão Martelo e os Habitantes do Fundo do Mar’, volume II, com novos personagens e novos quadros”, contou.

Janice Andrade, 59 anos, foi uma das centenas de pessoas que se divertiram a valer com o espetáculo. Na opinião dela, as pessoas não devem perder a capacidade de imaginar, brincar e se divertir com o passar dos anos, “ainda mais quando a gente tem neto, o que ajuda a tirar essa capacidade de dentro nós”.

O secretário de Cultura, Esporte e Juventude, Hugo Vilaça, assinala que iniciativas como a parceria que viabiliza o Circuito Cultural têm como perspectiva a valorização do povo contagense. “Esse tipo de atividade, que alia entretenimento e cultura, assim como as atividades esportivas, contribui para que a população de Contagem alimente sua autoestima e tenha a oportunidade de participar de uma atividade cultural em meio aberto, na praça”.

Tenda permanecerá na praça

O secretário afirma ainda que a tenda instalada recentemente na Praça da Jabuticaba foi fruto da parceria com a Fundação Arcelor. “A tenda ficará instalada na praça por pelo menos dois anos, então a gente vai ter aqui mais uma opção de espaço para a realização de atividades culturais e outras atividades para a família. Aproveito para convidar a população de Contagem a participar aqui, com a gente, da construção, da vivência, da convivência no Centro Cultural de Contagem, incentivada e apoiada pelo prefeito Alex de Freitas, e também para que a população ajude a cuidar e a conservar a tenda. Vivemos tempos sombrios, notícias ruins, muito negativismo, e isso aqui é alegria. E alegria na praça, com o povo junto, não tem nada melhor”, finaliza o secretário.

Cultura – 07/05/2019, 10:18:19 – Repórter: Carolina Brauer – Foto: Geraldo Tadeu