O DIA DE SÃO PATRÍCIO

São Patrício é um dos personagens mais populares da Irlanda, além ser bastante em conhecido em outros países, principalmente nos Estados Unidos, devido a um grande número de imigrantes irlandeses. Teve uma história muito sofrida, chegando a ser até escravo, antes de entrar para a igreja católica. Após a sua jornada em alguns países europeus como Grã-Bretanha e França, São Patrício se tornou um discípulo e um missionário da instituição. Até hoje é muito lembrado e presente em diversas culturas ao redor do mundo, tendo até um dia próprio, o Saint Patrick’s Day! Saiba mais sobre este personagem da nossa história e veja a nossa homenagem:

Situação histórica

O que aconteceu na vida de São Patrício e na Irlanda nas três décadas que se seguiram, foi simplesmente extraordinário. Tanto que a missão de São Patrício ficou gravada para sempre na história da Irlanda, da Igreja Católica e até mesmo na história da Humanidade. São Patrício fez nada menos do que mudar o destino de um povo através do Evangelho. Sua missão levou à conversão praticamente toda a Irlanda. Tudo isso sem contar com ajuda política e sem jamais usar de violência contra aqueles que preferiam continuar no paganismo. Seu lema era respeitar para ser respeitado.

Respeito mútuo

Por causa da atitude respeitosa de São Patrício, não aconteceu repressão contra os cristãos na Irlanda. O próprio rei, chamado Leogário, percebendo a santidade de Patrício, converteu-se e possibilitou que toda a sua corte se convertesse. A missão de São Patrício foi tão eficaz que a fé católica se enraizou na Irlanda. E, de tal forma, que esse país se tornou o berço de um grande número de evangelizadores, missionários e santos.

Mitos cristãos

Enquanto outros países têm como ídolos e mestres reis e ditadores que empreenderam guerras e mortandade, a Irlanda passou a ter seus mitos culturais nos monges e missionários evangelizadores e suas histórias de milagres, graças e heroísmo cristão. Esse é um efeito direto que a enculturação do Evangelho foi levada a termo por São Patrício.

O santo é muito reverenciado nos Estados Unidos, devido ao grande número de imigrantes irlandeses. Em Manhattan, Nova York, há uma catedral com o seu nome, sede da arquidiocese da metrópole. No dia 17 de março há diversas comemorações na Irlanda e nos Estados Unidos, conhecidas como paradas de São Patrício, onde ocorrem festejos e desfiles em memória do santo, sendo essa a principal forma de afirmação do orgulho dos imigrantes e descendentes de irlandeses na América.