Comunidade dos Arturos celebra Dia de Reis com a tradicional troca de bandeiras
A Comunidade dos Arturos realizou, no dia 6 de janeiro (Dia de Reis), a tradicional troca da bandeira de Santos Reis. O ato encerra as comemorações pelo nascimento de Jesus Cristo, iniciadas em 24 de dezembro do ano passado, e simboliza a abertura da caminhada da “Folia de São Sebastião”, que termina no dia 20 de janeiro. As bandeiras têm cores diferentes para caracterizar as folias às quais pertencem.
Segundo o superintendente de Políticas para Promoção da Igualdade Racial, Jorge Antônio dos Santos, além da tradição representada nas comemorações, a troca das bandeiras é uma forma de homenagear a memória do folião Antônio Maria da Silva, filho de Artur Camilo, fundador da comunidade. “Essa troca de bandeiras é para reverenciar a nossa devoção aos Santos Reis e também a São Sebastião, além de uma singela homenagem da nossa comunidade para o Seu Antônio. Ele, que até seu último dia de vida, fez questão de celebrar a folia”, disse.
Ainda de acordo com o dirigente, Antônio Silva tinha um carinho muito grande pela comemoração. “Tudo que se referia à Folia de Reis, ele fazia questão que fosse feito na casa dele. Aqui na comunidade, temos o galpão e a igreja onde acontecem nossas outras festas tradicionais, mas quando se tratava da Folia de Reis, ele fazia questão que saísse da casa dele. Então, por tudo que ele representou e ainda representa, além de comemorar Santos Reis, a gente homenageia seu Antônio, que foi nosso mestre”, recordou.
José Bonifácio é um dos foliões mais antigos da comunidade e, de acordo com ele, a troca de bandeiras representa o fechamento de um ciclo, começado na comemoração da Folia de Reis, e o início de outro, com a comemoração de São Sebastião. “Nós encerramos o nascimento de Jesus (Folia de Reis), e iniciamos São Sebastião. São os mesmos foliões, mas com as vestes diferentes. Vestimos vermelho nas comemorações de São Sebastião para fazer a identificação das flechadas que ele recebeu, do sangue que ele derramou.
Para finalizar, ele discorre sobre a importância da comemoração para a comunidade dos Arturos. “Passamos o ano todo pensando na Folia de Reis. Temos várias festas, mas a folia é uma coisa escolhida a dedo. Não tem palavras que descrevam a importância dessa folia para a nossa comunidade e o que ela representa para nós”. As comemorações de Folia de Reis e São Sebastião são costumeiras dentro da comunidade e as mais aguardadas do ano.
Folia de Reis do Industrial
No próximo domingo (12), a partir das 11h, haverá mais uma edição da tradicional festa de “Encontro de Folia de Reis do Bairro Industrial”. O evento reúne foliões de localidades de Minas Gerais que vão cantar e celebrar ao som de ritmos de sanfonas e violas. A festa já está em sua 38º Edição e é uma das maiores do estado de Minas Gerais.
Data: 12/01/2020
Horário: 11h (almoço)
Abertura: 13h
Local: Escola Municipal Maria do Amparo
Rua Professora Adalgisa Cândida de Souza, 170 – Bairro Industrial/Contagem
Cultura – 08/01/2020, 16:40:25 – Repórter: Milla Silva – Foto: Elias Ramos
Tags: Arturos • Bandeiras • Comunidade • FoliaDeReis • Santos