ANELCA – Representa Ribeirão das Neves Culturalmente há 18 anos

Mauro José de Morais e Maurílio Laureano, guiados por suas convicções, fundaram em 2 outubro de 1999 a Academia Nevense de Letras – ANEL, que mais tarde passaria a se chamar ANELCA (Academia Nevense de Letras, Ciências e Artes). Apreciador da leitura e devoto da escrita Mauro compartilhou seus gostos com todo mundo.

Morais é poeta, contista e professor de português. Ele criou uma Academia Escolar de Letras para Jovens Escritores, em seguida, criou a Academia do Município como forma de combater o preconceito que cercava Neves e os estigmas das penitenciarias. Daí, alcançou destaque em: literatura, teatro, música, fotografia e cinema. Mostro a outra face da cidade, um lado cultural, real e humanitário, características essas que a ANELCA valoriza como uma instituição sem fins lucrativos e de cunho social. A instituição disponibiliza cursos como: Terapia de Grupo, Musicalização, Inglês e Espanhol, Defesa Pessoal (Hapkido), Violão e libras, além de palestras e feiras. Poeta e membro da ANELCA Geraldo França organiza várias campanhas de incentivo a leitura. “Ler é um dos entretenimentos mais importantes e divertidos”, afirma França.

Com reconhecimento internacional e diversos diplomas conquistados pela ANELCA, professor Mauro fundou a Academia de Letras do Brasil de Minas Gerais e Região Metropolitana da Grande BH (ALBMGRMBH) onde é presidente há cinco anos.A Academia Nevense de Letras edita anualmente uma coletânea (ANELCA Em Prosa e Verso) de textos produzidos por todos os escritores membros da academia no segmento literatura que atualmente está em sua 12° edição. Além disso, a ANELCA possui um acervo com mais de 30 mil livros, além de CDs clássicos e vinil.

Nosso grande sonho é uma sede municipal própria da instituição, uma vez que, criamos a ANELCA para a cidade de Ribeirão das Neves que é uma instituição aberta.Desta forma podemos agradecer a comunidade e ao município que nós moramos.” (Mauro Morais – Presidente e fundador da ANELCA)

De acordo com Geraldo França, a literatura nunca vai acabar, pois um livro é consumido, mas depende de um projeto cultural para dar segmento. Apesar de tudo, Morais não abre mão do objetivo inicial da ANELCA, que é manter-se aberta ao público, a novos membros que partilham do gosto pela literatura, ao reconhecimento de Ribeirão das Neves através da arte e acima de tudo a responsabilidade social que foi dedicada durante 19 anos.

Para informações sobre os cursos, patrocínios e doações: Telefone: 031 98797-1826 Email – anelca.neves@gmail.comFacebook: ANELCA – Academia Nevense de Letras, Ciências e Artes

Endereço: Rua Manoel Teixeira Camargo, 337, Santa Marta – Ribeirão das Neves

Por: Nayara Oliveira