Coragem, Determinação e Profissionalismo

Por: Wilson Albino Pereira

Adélia Almeida Prates é a atual Diretora do Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI). A escola localizada na Rua VL 6, nº 789 – Bairro: Nova Contagem, atende 296 crianças entre três e cinco anos.

A Diretora, que tem formação em pedagogia, faz do profissionalismo sua maior bandeira.  Dos porteiros, às equipes de limpeza, passando pela secretaria, até chegar nos professores, tudo é responsabilidade da Diretora, mas as palavras “equipe”, “parceria” e “nós”, revelam seu estilo democrático de liderança.

Consciente das responsabilidades, Adélia é firme e justa ao mesmo tempo. “Ninguém trabalha obrigado”, afirma. “Mas, quem se dispuser a vir, que venha e trabalhe direito, com vontade, com vigor, compromissado! independente de qualquer coisa”, completa. Adélia é determinada, ao assumir a direção da escola, sua equipe e ela, promoveram uma transformação no ambiente.                            A gestão de Adélia Almeida Prates merece aplausos, honras e glórias, sim! Em 11 de maio, a criançada do CEMEI marcou presença noContainer com Letras.Na Sequência a equipe do Container com Letras visitou a escola. A Diretora apresentou fotos do lugar no período anterior a 2016, e a diferença é grande. Prova de que motivação muda “TU-DO”.

O terreno onde a escola está situada é amplo, mas faltam, de acordo com Adélia, “duas ferramentas fundamentais: a) construção de uma quadra de esportes para atividades físicas; b) uma biblioteca – “É por causa dos livros que as crianças sonham”, diz. “Um Container com Letras permanente mudaria os rumos de muitas vidas em Nova Contagem”, declara.

Ao longo da entrevista, a Diretora falou sobre desafios como a inclusão e a educação de crianças especiais. Mas, foi um pequeno relato sobre a barra enfrentada durante a cura de um câncer é que revelou o tamanho do brilho, da raça e da força dessa guerreira. Riobaldo, personagem do livro Grande Sertão: Veredas tem razão “O que a vida quer da gente é coragem”.