2ª Tiradentes em Cena acontecerá de 16 a 24 de maio de 2014.

A MOSTRA

Resistir com alegria

Como de costume, elegemos uma palavra que irá nortear o clima desses nove dias de intenso mergulho nas artes cênicas na cidade mineira de Tiradentes. Alguns chamam de tema, outros de conceito, mas para nós se trata de algo menos técnico e mais ligado ao estado de espírito que queremos disseminar ao longo do ano.

ANJOS NUS – SÃO PAULO

Para 2019 elegemos a ALEGRIA. Essa força que nos conecta e puxa para o momento presente se faz necessária de maneira urgente para conseguirmos conviver com um futuro incerto. Alegria não é sinônimo de felicidade e tão pouco significado de superficialidade. É um momento de êxtase que une as pessoas, abre portas e gera empatia.

LEVANTES – AÇÕES PARA ESTAR SOBRE A TERRA – SÃO JOÃO DEL REY

Em 1967 cantamos “alegria, alegria” como marco inicial do tropicalismo e hino de resistência contra a ditadura. Como se vê, nem tudo é comédia quando falamos de alegria. Vamos celebrar, juntos e juntas, a vida que renasce e resiste frente a adversidades, trazendo a alegria e a leveza para os oito dias da cena tiradentina!

A GOTA QUE FALTAVA – CONTAGEM

Entre 18 e 25 de maio, a bela cidade mineira será palco para espetáculos teatrais, performances, rodas de conversa, oficinas, peças infantis, exposição e shows. Uma mostra que explora a apresentação em espaços alternativos e coloca a cidade de Tiradentes na rota das artes cênicas no país. Um espaço livre para a reflexão e apresentação de todos os gêneros teatrais e que proporciona o intercâmbio de artistas e suas linguagens.

TIRADENTES

Ao visitar Tiradentes, é possível perceber a forte relação da história da cidade com os acontecimentos políticos e econômicos do Brasil em seus anos de Colônia, Império e República.

Fundada em 1702 por bandeirantes paulistas que descobriram ouro nas encostas da Serra de São José, Tiradentes, na época um pequeno vilarejo, já recebeu o nome de “Arraial Velho de Santo Antônio”, “Vila de São José do Rio das Mortes” e “Santo Antônio do Rio das Mortes”. Este mesmo rio foi palco da Guerra dos Emboabas e hoje é uma das atrações turísticas da cidade, que cresceu junto com a exploração do ouro no Brasil.

SUBTERRÂNEO – JUIZ DE FORA

Com localização estratégica, Tiradentes herdou da mineração igrejas, capelas e outras construções ornamentadas com o que havia de melhor e mais precioso na cidade, em estilo barroco e rococó. Entre as obras mais famosas, podemos destacar o risco da fachada da Matriz de Santo Antônio, o último feito por Aleijadinho em 1810.

SUMAÚMA – ESPETÁCULO INFANTIL – TIRADENTES

No início do século XIX, o ouro entra em decadência, e a cidade para no tempo. Já não mais em evidência, Tiradentes perde seu fervor econômico, o que hoje é visto como fator fundamental para a preservação de suas construções históricas.

MATA RASTEIRA – BELO HORIZONTE

Com a proclamação da República, o município finalmente recebe o nome de Tiradentes, agora considerado herói da Inconfidência Mineira. Mais tarde, em 1924, a visita de intelectuais da Semana de Arte Moderna dá início à redescoberta da cidade. Esse processo tem seu auge em 1938, quando o conjunto arquitetônico de Tiradentes é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

De carro

De Belo Horizonte: vá pela BR 40 até o trevo de Murtinho, e depois, passe por Lagoa Dourada e por São João Del Rei. De lá até Tiradentes, serão apenas mais 14 km.

De São Paulo: vá pela Rodovia Fernão Dias até Lavras. Continue pelo sentido São João Del Rei e, depois, para Tiradentes.

Do Rio de Janeiro: no sentido Barbacena, siga pela BR 40. Depois, pegue a BR265 até Tiradentes.

De ônibus

A melhor opção é ir de ônibus até São João Del Rei e, de lá, pegar um ônibus de linha até Tiradentes. Há vários horários por dia.

PARA VER PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

http://www.tiradentesemcena.com.br/

https://www.instagram.com/tiradentesemcena/

https://twitter.com/@Tiradentes_Cena