Container com Letras: Um Modo Sustentável, Itinerante e Acessível de Promover Cultura

O Container com Letrasnasceu em outubro de 2016. É um projeto de “Biblioteca de Compartilhamento”, ou seja, é um processo de renovação permanente. Funciona em um espaço sustentável de 12m², com iluminação, internet, ar-condicionado, computador, móveis feitos com madeira reaproveitada e, tem uma tenda acoplada.

Estão disponíveis cerca de 15 mil livros de gêneros diversos e de modo aleatório. O incentivo à leitura já começa pela busca do exemplar desejado. O fluxo diário é de aproximadamente 200 visitantes/dia e tem por volta de 400 a 500 livros compartilhados diariamente.

Oportunidades de estudo, leitura e lazer sem qualquer custo, tudo no mesmo ambiente. – Foto: Wilson Albino Pereira

Basta ir ao Container com Letrase escolher até dois livros e levar sem gastos e sem qualquer burocracia.  É acessível, tem rampa para cadeirantes. É itinerante, o projeto é levado para diversas localidades. É sustentável, porque ao receber e compartilhar livros, evita-se, tanto o descarte, quanto o acúmulo desnecessário, ademais, desconstrói a ideia de propriedade.

Além de difundir o hábito da leitura, o Container com Letrastambém promove ações sociais por meio de eventos, resgata a oralidade presente na contação de histórias e nas cantigas de roda, facilita a integração por meio de palestras, capacita através de oficinas e viabiliza ambientes para o lançamento de livros.

Giane Drumond e Wiler Guerra são os gestores do projeto, que conta com colaboração permanente da Rádio Liberdade e da Polícia Militar. E, agora, também é patrocinado pela Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG) por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. “Às vezes chega gente que não gosta de ler, mas olha um livro, olha outro, lê e acaba voltando outras vezes”, afirma Giane. “Aqui não existe troca. O que há é compartilhamento”, declara Wiler.

“Às vezes chega gente que não gosta de ler, mas olha um livro, olha outro, lê e acaba voltando outras vezes” – Foto: Wilson Albino Pereira

A “Biblioteca de Compartilhamento” já passou pelo Rio de Janeiro e por diversos pontos turísticos de Belo Horizonte, como Mineirão, Parque Municipal e Praça da Liberdade. Já passou também por Nova Contagem em Contagem, pelo bairro Veneza em Ribeirão das Neves, e pelo bairro Palmital em Santa Luzia.