De onde vem os computadores? (Parte 3)
A PROGRAMAÇÃO
Só para lembrar o que eu afirmei em números anteriores, os computadores agregam em sua arquitetura três princípios tecnológicos básicos: 1 – o cálculo; 2 – a programação; 3 – a linguagem binária. Vamos, neste número, comentar sobre o surgimento da programação e de sua utilização na construção e funcionamento dos computadores, sem a qual eles não funcionariam e não teriam as poderosas funções que os tornam tão importantes e úteis.
A história da programação tem mais surpresas que imaginamos. Tudo começou com um tear inventado por Joseph Marie Jacquard, uma das invenções mais importantes da história, criado em 1801. Foi uma completa revolução têxtil que mecanizou o complicado trabalho manual do tecelão, onde os fios da urdidura deviam ser movidos para cima e para baixo com as mãos. O próprio Jacquard disse que seu pai levava uma semana para bordar dez centímetros de tecido. Ele introduziu um cartão perfurado, substituindo o tecelão e um ajudante, e a máquina repetia as formas geométricas programadas no cartão, barateando os tecidos.
Surpreendentemente, a história da computação se liga intimamente à história da moda. E vem por aí as modernas máquinas de tricô 3D que criarão as roupas inteligentes do futuro, uma espécie de computadores vestíveis.
Quando o pioneiro da computação Charles Babbage, um matemático britânico, desenhou sua “Máquina Analítica”, em 1837, que poderia se tornar o primeiro computador de uso geral se fosse construído, ele decidiu que a entrada do computador iria armazenar cartões perfurados como o sistema criado por Jacquard.
Mas, para as máquinas de calcular automáticas, como as de Babbage, funcionarem, era necessário um algoritmo que lhes dessem instruções para funcionarem. Aí que entra o trabalho de Ada Lovelace, a primeira pessoa a desenvolver tal algoritmo, em 1842. Sim, a primeira programadora da história é uma mulher. Seu algoritmo comandava um sistema de cartões perfurados que continham vários padrões de códigos, representando diferentes comandos para a máquina.
Um século depois, em 1943, o primeiro computador da história, o ENIAC (Eletronic, Numerical, Integrator And Computer) foi construído para fazer cálculos de trajetórias táticas de guerra e balística. E ele usava os mesmos tipos de cartões perfurados imaginados por Charles Babbage em sua máquina de tecelagem, com os algoritmos de Ada Lovelace. Uma outra mulher presente na história da programação foi a Almirante Grace Hopper.Ela teve um papel fundamental para tornar as linguagens de programação mais próximas das linguagens humanas. Foi por meio das suas ideias que foi criada a linguagem COBOL, que revolucionou a forma de programar.
De lá para cá, as linguagens de programação continuam se aperfeiçoando sempre, dia a dia.
Paulo Cezar Santos Ventura – Rolimã Editora Ltda.
(31) 3024 5232