Um pouco do Vereador Capitão Fontes

Cláudio Santos Fontes, conhecido como Capitão Fontes, nasceu em Belo Horizonte no Hospital da Policia Militar, em 1969, filho de Carlos Afonso Fontes, Tenente da Reserva da PMMG e Floripes dos Santos Fontes, missionária. Tem 4 irmãos, Carlos Hamilton, Patrícia, Jonathas e Ruth.

Durante a infância difícil, desde os seus 11 anos já trabalhava para ajudar nas necessidades do lar, sendo que estudava e fazia muitas coisas para contribuir com as despesas da família. 

Foi engraxate, jardineiro, lavador de carros, camelô pelas ruas de BH, auxiliar de padaria, balconista, vendedor de balas e frutas. Aos 13 anos já era dono do próprio negócio, quando arrendou um carrinho de frutas me frente ao programa “O Povo na TV” isso em 1982, onde começou a crescer e se desenvolver, tendo oportunidade junto ao Jornal Diário da Tarde, passando a conhecer outros horizontes, e em seguida se tornou Off Boy na Companhia de Seguros Minas Brasil, tendo ascensão profissional, como auxiliar administrativo e corretor. 

Aos 18 anos, seguindo a carreira do seu Pai, Tenente Carlos Fontes, se classificou no Curso de Formação de Oficiais, onde permaneceu na Academia de Policia Militar até 1992, onde se formou Aspirante à Oficial da Policia Militar de Minas Gerais, iniciando sua trajetória no Oficialato por Minas.

Percorreu diversas cidades do Vale do Rio Doce e Vale do Aço, como Comandante de várias frações policiais, até retornar à Contagem em 1999, assumindo o Comando da Cia da PMMG em Nova Contagem, onde fez a sua carreira Militar, Ministerial e Política.

Com o compromisso de trabalhar em prol da sua comunidade, preocupado em achar soluções para as mazelas que a aflige, capitão Fontes, segue perseguindo o ideal e transformar problemas em soluções viáveis e efetivas.

Como Capitão da PM, Pastor Evangélico e Líder Comunitário, conseguiupromover a aproximação das pessoas, discutindo sempre em conjunto com a sociedade o caminho para encontrar solução para os problemas de Segurança Pública, usando o equipamento humano na luta contra a violência e criminalidade, além das suas experiências atinentes ao Policiamento Comunitário Sistema Koban, onde teve a oportunidade de ir ao Japão representando sua Instituição Policial, aplicando novas modalidades com vistas a reduzir os índices de criminalidade na região.

T3

Além da atividade policial, atua também como Pastor Evangélico, cuidando da vida espiritual das pessoas, orientando-as e instruindo-as na Palavra de Deus, com vários testemunhas de pessoas que foram alcançadas pelo Evangelho.

Na área social, sempre buscou parcerias para socorrer os menos necessitados, e após sua ascensão política como Vereador, e diga-se de passagem, o primeiro Policial Militar eleito Vereador na cidade de Contagem, conseguiu implantar através da Associação Comunitária Ágape, vários serviços à Comunidade, como: Fisioterapia gratuita, com transporte para alguns casos; Assessoria Jurídica; Assistência Social, Assistência Psicológica; Assistência Odontológica; Acolhimento e Triagem para tratamento e internação de dependente químico; Assistência com Transporte para pacientes de Hemodiálise, Oncologia entre outros; Velório Comunitário com ônibus pra transporte; Oportunidade para estagiários em várias áreas profissionais; Local de cumprimento de medidas sócio-educativas; Escolinha de Futebol; Natação; Hidroginástica; Cross Training; Ballet; Artes Marciais; 

Cursos profissionalizantes, como:

​- Cabelereiro;

– Manicure;

– Barbearia;

– Panificação e Culinária;

– Artes e Artesanatos;

Atualmente no seu 2º Mandato de Vereador, o Capitão Fontes ocupa o cargo na Mesa Diretora como 1º Secretário, auxiliando diretamente nas decisões e encaminhamentos dos assuntos Legislativos.

Compõe vários Conselhos externos da Câmara para contribuir no crescimento e desenvolvimento da cidade.

Aprovou diversos Projetos de Lei ao longo dos 6 anos de Vereância, todos voltados aos interesses coletivos da cidade. Atuante, presente, disciplinado e comprometido com as causas dos menos favorecidos, Capitão Fontes, está sempre muito acessível à qualquer cidadão, podendo ser encontrado no gabinete da Câmara ou nas duas bases comunitárias.

O Projeto Fontes de Vida, recentemente inaugurado, em parceria com a Associação Comunitária Ágape, atendem aproximadamente 3.200 pessoas por semana, em seus respectivos complexos.

Também entregou à região Vargem das Flores, o 1º Velório Comunitário, umas das grandes necessidades da comunidade local, funcionando 24 horas ininterruptas.

Capitão Fontes é esportista, se preocupa muito com a saúde, lazer e bem-estar das pessoas, e através dos seus projetos, dá oportunidade a todas as classes da sua comunidade. 

Tem pretensões políticas, desde que não fira seus princípios éticos e morais, e enquanto estiver no cargo político, manterá suas origens da humildade, simplicidade, honestidade e trabalho.