Viva a Rua em Esmeraldas

O projeto Viva a rua leva lazer, oficinas e serviços gratuitos às comunidades de várias cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte. A edição em Esmeraldas está programada para este sábado, dia 27, na Praça Getúlio Vargas, Centro, das 9h às 17h. Os temas abordados são dança e circo. O objetivo é resgatar e valorizar essas duas formas de manifestação artística.

O Viva a Rua é uma realização do SESC/MG com iniciativa da TV Globo Minas

O evento pretende resgatar a rua como principal ponto de encontro das pessoas.O Sesc vai oferecer diversas atividades recreativas no Espaço de Lazer e ações de incentivo à leitura por meio da BiblioSesc. O evento também oferece atividades de pintura facial, brincadeiras, como cama elástica, pula-pula, oficinas, pega-vareta, cai não cai, amarelinha, jogos de mesa, distribuição de balões e espaço kids.

A comunidade também vai ser presenteada com um kit especial de brincadeiras feito pela Equipe de Recreação das Unidades Móveis do Sesc. A maioria desses kits é constituída de material reaproveitado. A ideia é resgatar alguns jogos e brincadeiras antigas, promovendo ao público a oportunidade de interação e diversão. O kit vai ser doado para uma instituição da comunidade local para que seja utilizado em outras ocasiões.

Entre as atrações especiais convidadas para a edição que abre a temporada 2019 estão o Circo Teatro El Indivíduo com o espetáculo ‘Cirko Miko’ – uma trupe irreverente com artistas cômicos que fazem a alegria da plateia com diversas trapalhadas. Também está prevista a apresentação do grupo Brother Soul, um dos mais tradicionais do gênero na capital mineira. O grupo está há mais de três décadas na trajetória artística.

ESPAÇO LAZER SESC

Espaço de Lazer é uma atividade gratuita do Sesc que oferece oportunidade de lazer aos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e seus dependentes e às comunidades de Belo Horizonte, da Região Metropolitana e do Interior de Minas Gerais, também no formato itinerante. Por meio dessa ação, o Sesc disponibiliza ao público jogos recreativos, brinquedos, brincadeiras, atividades lúdicas e oficinas criativas, além de jogos desportivos e eletrônicos.

BIBLIOSESC

BiblioSesc é uma biblioteca itinerante que, desde 2013, leva o acesso à informação e ao conhecimento a moradores de Belo Horizonte e da Região Metropolitana. Contando com quase 3 mil títulos da Literatura Brasileira e Estrangeira, o projeto busca incentivar o hábito da leitura e a formação de leitores, atuando semanalmente em quatro localidades diferentes. No Viva a rua, o público tem a oportunidade de conhecer melhor o projeto, conferir os títulos de livros e revistas que estão à disposição para consulta e participar das oficinas de incentivo à leitura.

SOBRE AS ATRAÇÕES

CIRCO TEATRO EL INDIVÍDUO – Este circo é uma verdadeira confusão: os malabaristas erram, os mágicos revelam seus truques, os acrobatas são falsos e o público descobre a cada número circense como uma pessoa é posta ao ridículo mediante o fracasso. Na arte do palhaço, contudo, essa é a chave do sucesso. Todos os clássicos do circo participam sob a direção do ilustre mestre de pista que vai fazer todo o possível para manter o espetáculo até o final, mesmo que ele tenha que pagar miko. A Cia de Circo Teatro “El Individuo” tem uma trajetória de dez anos. O grupo já percorreu a Argentina e visitou Chile, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guianas, Uruguai e, em 2004, veio se instalar em Belo Horizonte. A companhia faz trabalhos e intercâmbios com diversos grupos e escolas de teatro e circo de várias cidades do Brasil.

BROTHER SOUL – Com muita estrada, amor ao soul, à dança e às amizades, o grupo Brother Soul resiste há 34 anos, mantendo viva a arte de dançar James Brown. Formado por Lord Tuca, Mestre Tito, Conrad Brown e Don Adenauer, o quarteto registra mais de 1,8 mil apresentações Brasil afora – um documentário que registra a história de três décadas e prepara o lançamento de um desenho animado.

PALHAÇO MERCÚRIO – Palhaço, ator, trapezista, equilibrista, malabarista, educador e produtor cultural, Marcelo Castillo começou sua formação artística em 1991, frequentando oficinas de teatro e de linguagem corporal. Em 1992 ingressa no curso de Artes Cênicas na Universidade Nacional de Córdoba, Argentina. Ele fez cursos de teatro de bonecos e dança até se iniciar no Circo em 1996 com o malabarismo. Participou de encontros e convenções de Circo realizadas em Córdoba e Buenos Aires com oficinas de equilibrismo e acrobacia aérea. Em 2001 fez cursos de acrobacia aérea ditados pelo Grupo Púja e de Clown. Em 2004 ele se radica em Belo Horizonte, onde realiza cursos de educador social pelo Instituto Hartman Regueira. Em 2005 cursa reciclagem na Spasso – escola popular de Circo. Em 2006, ele se forma em Produção Cultural no Sesi de Belo Horizonte e, no marco do Anjos do Picadeiro, faz o curso Claunaria Clássica. Em março do 2007, no marco da II Mostra de Artes circenses do Interior paulista, faz o Curso História do Circo.

VEJA A CHAMADA:

http://bit.ly/VivaaRua_em_Esmeraldas

PARA SABER MAIS: https://www.facebook.com/notes/prefeitura-de-esmeraldas/edi%C3%A7%C3%A3o-abre-temporada-2019-do-projeto/1036377383219564/