Restaurante Xico da Kafua, tradição e qualidade


O restaurante Xico da Kafua foi fundado em abril de 1985. Com mais de trinta anos de história, o restaurante passou por várias transformações para proporcionar mais conforto aos frequentadores.

O local que antes contava com uma simples Kafua, agora abriga uma bela casa com cadeiras e mesas de madeira, varanda com flores, plantas e estacionamento. As instalações contam também com um salão de festas no segundo piso que pode ser utilizado para eventos.

Chamado de o Rei do Frango Caipira, o Xico da Kafua merece mesmo este reconhecimento. A equipe do restaurante oferece para seus clientes o mais tradicional e verdadeiro frango caipira, além de linguiças e doces caseiros. Com o passar do tempo, o cardápio foi aprimorado e coloca à disposição de todos muita variedade, sempre com o melhor da comida mineira.

MUSEU DA CACHAÇA

Quem visita o Xico da Kafua, logo ao entrar se depara com várias garrafas de cachaça. Espalhadas pelo espaço, elas estão em portais, janelas e em qualquer outro lugar que seja suficiente para mantê-las ali, intactas e à mostra.

A paixão pela bebida é de Murai Caetano. Ao longo dos anos, o sócio do restaurante procurou, pesquisou, comprou e ganhou várias delas, milhares, aliás. São mais de duas mil garrafas, de marcas nacionais e internacionais sendo que a mais antiga é do ano de 1860.

Além de guardá-las nos espaços do restaurante, Murai Caetano leva sempre seu “arsenal” para feiras, festivais e eventos do setor de produção de cachaça. Seja para exposição ou degustação, os frequentadores têm sempre a oportunidade de conhecer um pouco mais da cultura mineira através da história de cada garrafa.

Para o futuro, os planos são de guardar, de maneira organizada, e em lugar adequado, todas as garrafas. O local será chamado de Museu da Cachaça e ficará aberto à visitação de todos. Porém, enquanto essa ideia não se concretiza, caso se interesse em levar Murai e o Museu Itinerante da Cachaça para o seu evento, basta entrar em contato pelo telefone 3375.2030.

O Xico da Kafua fica na Avenida Itaú, número 1195, no bairro João Pinheiro. Basta seguir o Anel Rodoviário no sentido Vitória e pegar a avenida marginal da via.

O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 11h30 às 23h30, e aos domingos das 11h30 às 17h30. Não perca a hora!

Receita  Xico da Kafua para os leitores do Jornal Papo Comercial

Feijão Tropeiro (para três pessoas)

Ingredientes

300g de feijão rapé ou roxinho

200g de farinha de mandioca

4 ovos

1 cebola média picada

200g de torresmo ou bacon frito

3 pedaços de linguiça de mais ou menos 100g cada

½ molho de couve picada

200 ml de óleo

Cheiro verde  

MODO DE PREPARO

Cozinhe o feijão, escorra o caldo e lave em água corrente sem amassar. Leve a panela ao fogo com 10 ml de óleo e tempero a gosto. Afogue o feijão mexendo bem. Acrescente a cebola e mexa para triturá-los, junte o feijão e os ovos já temperados em uma só panela, acrescente a farinha e mexa devagar. Em seguida, acrescente a couve picada mexendo devagar. Já pronto, coloque em uma vasilha e sobre o feijão tropeiro coloque a lingüiça, bacon frito ou torresmo e o cheiro verde a gosto. Sirva com arroz branco e costelinha de porco cozida e frita