“A sociedade contagense precisa ter serenidade para lidar com a situação grave que a humanidade atravessa com a pandemia de Coronavírus”, destaca o prefeito Alex de Freitas

Chefe do Executivo destaca a manutenção das regras estipuladas pelos decretos municipais, como isolamento social, interrupção das aulas e fechamento do comércio para garantir a saúde da população

Comunicação – 27/03/2020, 17:16:18 – Repórter: Ernesto Braga – Foto: Paulo Pereira

Prefeito de Contagem orienta a população a manter o isolamento social preventivo no combate ao Coronavírus

Em pronunciamento à população de Contagem, o prefeito Alex de Freitas afirmou que o Município continuará adotando as diretrizes da Organização Mundial de Saúde, Ministério da Saúde e Secretaria de Estado de Saúde, mantendo em vigor as regras estipuladas pelos Decretos Municipais recém-assinados (1.510, 1.524, 1.526 e 1.527) para proteção dos contagenses diante da pandemia do Coronavírus. O prefeito reitera a necessidade do isolamento social preventivo neste período crítico, como orientam as autoridades sanitárias.

A equipe de governo, destaca Alex de Freitas, está empenhada no planejamento de medidas para minimizar os impactos econômicos causados pela crise instaurada em todo o mundo. Mas o “eixo central” neste momento é garantir a saúde das pessoas. “Nada munda em relação às medidas adotadas pela Prefeitura de Contagem. A sociedade precisa ter serenidade agora, mais do que nunca, para lidar com a situação grave que a humanidade atravessa. Seguiremos com o isolamento social, as escolas não voltarão a funcionar e parte do comércio segue fechado, como determinam os Decretos Municipais e Estaduais. O mais importante neste momento é a questão sanitária e a saúde da nossa população”, afirma o prefeito.

Muitas medidas estão sendo implementadas pela Secretaria Municipal de Saúde. A Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Sede foi reservada exclusivamente para atendimento a casos suspeitos de Covid-19, tendo como retaguarda o Hospital Municipal de Contagem (HMC), para onde serão encaminhados casos considerados mais graves. Na ala da Clínica Médica do HMC estão sendo disponibilizados 14 leitos para atendimento destas pessoas, se necessário. O setor recebeu equipamentos e profissionais específicos para este tipo de atendimento.

A UPA Sede virou referência no atendimento da Covid-19 em Contagem

A UPA Sede virou referência no atendimento da Covid-19 em Contagem

“O isolamento social é importante para que possamos preservar os leitos hospitalares, para que possamos sair desta situação com o menor impacto na vida das pessoas”, ressalta Alex. Foram suspensos cirurgias eletivas, consultas, exames especializados de média e alta complexidade e risco cirúrgico. A decisão foi tomada para evitar a circulação de pessoas. O atendimento passou a ser diferenciado no PA Pediátrico e demais alas do Centro Materno Infantil Juventina Paula de Jesus, com a separação das recepções e consultórios para quem apresenta sintomas da doença.

A Secretaria de Saúde montou uma força-tarefa para acompanhamento de pacientes notificados como casos suspeitos da Covid-19 e que estão em isolamento domiciliar. Os moradores de Contagem contam com um serviço telefônico (teleatendimento) para tirar todas as dúvidas sobre o Coronavírus. Por meio do número 3198-1535, as pessoas têm acesso 24 horas a informações repassadas por profissionais da Saúde, treinados para lidar com as questões relacionadas à pandemia.

População de rua

O prefeito manifestou preocupação com a população em situação de rua. “A Prefeitura não abandonou essas pessoas, seguimos com algumas ações, com toda a complexidade em torno deste assunto. Além do afeto e da boa intenção da humanidade, é preciso cumprir critérios legais e sanitários. A Prefeitura tem uma equipe especializada na Saúde e no Desenvolvimento Social para lidar com essa população. O Comitê de Crise tem algumas ações em curso para que a gente minimize o sofrimento destas pessoas”.

Os serviços presenciais prestados pela Prefeitura foram interrompidos e foram criados novos meios para atender as demandas da população. O transporte coletivo também sofreu alterações, com redução do número de viagens fora do horário de pico para diminuir a aglomeração de pessoas. “Estamos fazendo muitas inserções de fiscalização no transporte coletivo, tanto no coordenado pelo governo estadual como nas linhas gerenciadas pela Transcon”, aponta Alex de Freitas.

Foram adotadas medidas no transporte coletivo para reduzir a circulação de pessoas

Foram adotadas medidas no transporte coletivo para reduzir a circulação de pessoas

A Prefeitura de Contagem mantém aberto o diálogo com as entidades de classe, representantes do setor empresarial, lojistas, comerciantes e da indústria. “Estamos fazendo cálculos e projeções, junto à Secretaria Municipal de Fazenda, relativos a cobranças de impostos municipais. Os autônomos e aqueles que sobrevivem com o que produzem no dia a dia também nos preocupa, e temos feito algumas ações”, destaca o prefeito.

O Decreto 1.527 determina a suspensão temporária das atividades comerciais com potencial de aglomeração de pessoas. A fiscalização está sendo feita pelo setor de Posturas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação e pela Vigilância Sanitária, em parceria coma Guarda Municipal de Contagem. Já foi feita a abordagem em mais de mil estabelecimentos para garantir o cumprimento da regra de combate à Covid-19.

“Tenho que destacar o empenho da Guarda Municipal, em parceria com a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, junto com os servidores da Saúde. Seguiremos em Contagem, e acho que a maior parte dos prefeitos de Minas Gerais e dos governadores do país, as orientações e experiências adotadas no mundo, as principais práticas que deram certo. Vamos fazer o isolamento social até segunda ordem. Em entendimento com as autoridades sanitárias do país, percebemos que a gente pode retomar gradativamente as atividades econômicas e o faremos, pois é o que desejamos. Mas neste primeiro momento sigo agradecendo a adesão da maior parte da nossa população, dizendo que o nosso desejo e a nossa fé vão na direção de que passemos por isso e que soframos o mínimo possível”, diz o prefeito.

Comunicação – 27/03/2020, 17:16:18 – Repórter: Ernesto Braga – Foto: Paulo Pereira
Tags: Coronavírus • Decreto • Isolamento social