Da rua pro museu! Vem conhecer o primeiro museu sobre a história do grafite

Lilian Pacce

arte de rua conquistou reconhecimento como forma legítima de expressão artística e está sendo mais valorizada a cada dia. O bacana é que ela acaba de ganhar um endereço fixo: acaba de abrir em Miami, nos EUA, o primeiro museu dedicado ao grafite e sua história.Veja mais no MSN Brasil:

Museu do Grafite fica no bairro de Wynwood, que ficou famoso por concentrar murais de arte de rua.  Criado pelo artista, colecionador de arte e historiador Alan Ket e sua parceira Allison Freidin, o museu quer celebrar os artistas do grafite, educar o público e preservar essa forma de arte. 

A exposição permanente traça uma linha do tempo que começa no início dos anos 70, quando essas obras nasceram nos metrôs de Nova York criadas por nomes como RammellzeeRiff170 e Phase2. Passa pelos anos 80 com trabalhos de Dondi White, Lady Pink e Sonic Bad, tem artistas de Miami (Abstrk, Crome e Raven) e nomes internacionais como o holandês Niels “Shoe” Meulman. Há também pinturas, esculturas e instalações interativas que mostram a evolução do movimento grafiteiro no mundo.

Museum of Graffiti tem 11 murais ao ar livre uma galeria de arte, além de uma lojinha com itens exclusivos assinados pelos artistas. Fica aberto de quarta à segunda das 11h às 19h, e o ingresso custa US$ 16 (cerca de R$ 65), sendo que crianças até 12 anos não pagam.