Poesia, como definir?

Parece uma pergunta fácil de ser respondida, tamanha sua ingenuidade. Como delimitar algo que não tem limites? Como categorizar a poesia quando essa ganha diferentes sentidos, atingindo uma subjetividade que dificilmente poderá ser dimensionada? Responder a esse questionamento não é tarefa fácil nem mesmo para os mais hábeis artistas e poetas, que vivem rodeados pela linguagem poética e os múltiplos significados que dela podem emergir.

Poesia é a arte de compor ou escrever versos.
Poesia é um gênero literário caracterizado pela composição em versos estruturados de forma harmoniosa. É uma manifestação de beleza e estética retratada pelo poeta em forma de palavras. Os versos livres não seguem nenhuma métrica. O autor tem liberdade para definir o seu próprio ritmo e criar as suas próprias normas.
Para Paulo Leminski, a poesia só existe quando há entendimento entre emissor (aquele que escreve) e receptor (aquele que lê).
A poesia está presente nas mais diversas   manifestações artísticas: na literatura, nas artes plásticas, na fotografia, no teatro, na dança ou na música.


Se você é da geração dos anos 90 para trás, provavelmente cresceu ouvindo pop como Legião Urbana cantar: “É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã”, mas muito provável também que a canção tenha surtido pouco efeito sobre você. Não aprendemos a amar como se não houvesse amanhã, não aprendemos a amar só por hoje, mal aprendemos a amar. Tampouco considerar que talvez não haja outra chance de amar mais um pouco.
Tudo bem, é natural do ser humano acreditar que sempre haverá mais tempo, que sempre haverá uma nova chance.

Giane Drumond