O adeus a João Gilberto, um dos pais da Bossa Nova

João Gilberto morreu neste sábado (6) aos 88 anos. O músico, um dos criadores da bossa nova, morava no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada por seu filho, João Marcelo Gilberto, que mora nos Estados Unidos.

João Gilberto Pereira de Oliveira era considerado um artista genial. Revolucionou a música brasileira ao criar uma nova batida de violão com influências do jazz para tocar samba: a “bossa nova”. O jeito suave de cantar também foi visto como inovador.

Para a revista Rolling Stone Brasil, foi o segundo maior artista brasileiro de todos os tempos, seguindo Tom Jobim (também músico e compositor e arranjador dos maiores sucessos da carreira de João Gilberto).

Desde o lançamento do compacto que continha Chega de Saudade e Bim Bom, munido apenas da voz e do violão, começou uma revolução na música mundial. Dono de uma sonoridade original e moderna, João Gilberto levou a música popular brasileira ao mundo, principalmente para os Estados Unidos, Europa e Japão. Tido como um dos músicos mais influentes no jazz americano do século XX, ganhou prêmios importantes nos Estados Unidos e na Europa, como o Grammy, em meio à Beatlemania.

É com enorme pesar que nos juntamos a todos os brasileiros nesse momento da perda do genial e inesquecível compositor e cantor João Gilberto. Que ele descanse em Paz.

SAIBA MAIS SOBRE JOÃO GILBERTO:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_Gilberto

http://www.joaogilberto.com/