Mutirão de exames e cirurgias eletivas em Contagem busca reduzir fila do SUS em 60%



A Prefeitura de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, lançou nesta segunda-feira (17) um mutirão de exames e cirurgias eletivas com o objetivo de reduzir em até 60% a fila de espera do Sistema Único de Saúde (SUS) no município. A iniciativa prevê a realização de mais de 33 mil procedimentos ao longo do ano.

Primeira etapa prioriza saúde da mulher

A primeira fase do mutirão, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, foca na saúde feminina, atendendo pacientes que aguardam há mais de 180 dias por consultas, cirurgias e exames especializados. Com um investimento de R$ 2 milhões entre março e dezembro, serão ofertados mais de 16 mil procedimentos, incluindo exames como ultrassonografia de mama, pélvica e transvaginal, além de histerossalpingografia e histeroscopia. Também serão realizadas cirurgias como laqueadura tubária e diferentes tipos de histerectomia.

“Esse projeto é um reforço para diminuir o tempo de espera, sem comprometer o atendimento de rotina da rede municipal de saúde”, explicou o secretário de Saúde de Contagem, Fabrício Simões.

Mutirão será realizado em quatro etapas

A ação, que terá um investimento total de R$ 16 milhões, será dividida em quatro fases:

Como será o agendamento?

O agendamento será realizado pela Central de Regulação Ambulatorial e os pacientes contemplados serão informados por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Em caso de desistência, a orientação é que o paciente comunique a UBS para que outra pessoa possa ser atendida.

A superintendente de Regulação do município, Yara Souza, destacou que a meta é beneficiar 16.868 pacientes até o final de 2025, garantindo maior acesso ao diagnóstico e tratamento.

A iniciativa reforça o compromisso da prefeitura em reduzir o tempo de espera e melhorar a qualidade do atendimento no SUS em Contagem.