Ano letivo começa para 170 mil alunos da rede municipal de BH; três novas escolas serão inauguradas em 2025
Nesta quarta-feira (5), cerca de 170 mil estudantes da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte retomam as aulas. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, a rede conta com 55 mil alunos na educação infantil, 114 mil no ensino fundamental e 30 mil matriculados em creches parceiras da prefeitura.
Para garantir a segurança e a fluidez no trânsito durante a volta às aulas, uma operação especial será realizada no entorno das unidades escolares. Cerca de 120 agentes da Guarda Municipal e da BHTrans estarão mobilizados. Além disso, blitzen educativas serão promovidas, com a participação dos personagens do jogo Transitando Legal, Edu e Mobi, que irão interagir com as crianças e incentivá-las a aprender sobre comportamento seguro no trânsito.
Expansão de vagas e novas escolas
A prefeitura anunciou a ampliação da oferta de vagas para educação infantil em período integral. Em 2025, mais 6 mil famílias poderão contar com uma das 14 mil vagas disponíveis, o que representa um aumento de 70% na oferta dessa modalidade.
Além disso, três novas Escolas Municipais de Educação Infantil (Emei) serão inauguradas este ano, aumentando a capacidade de atendimento em 669 vagas no ensino infantil. Confira as unidades previstas:
- Emei Tupã, no bairro Nova Gameleira, região Noroeste, com previsão de início das aulas em fevereiro;
- Emei Estrela Dalva, no bairro Havaí, região Oeste, que deve ser inaugurada em maio;
- Emei Padre Eustáquio, na região Noroeste, localizada no antigo Aeroporto Carlos Prates, com previsão de conclusão para setembro.
Com essas iniciativas, a Prefeitura de Belo Horizonte busca ampliar o acesso à educação infantil e aprimorar a infraestrutura escolar na cidade.