Lula declara apoio a Rodrigo Pacheco para o governo de Minas Gerais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta quinta-feira (30/1), que deseja ver o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), como o próximo governador de Minas Gerais. Durante uma coletiva de imprensa em Brasília, Lula foi questionado sobre uma possível reforma ministerial e sobre o destino político de Pacheco e do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

“Eu não posso dizer quem é que vai ser [ministro], gente. Se pudesse falar, falaria. Mas quero que o Pacheco seja governador de Minas Gerais. É isso que eu quero”, declarou o petista, sem comentar o futuro de Lira no governo.

A fala de Lula ocorre em meio a um cenário de tensões políticas com o atual governador mineiro, Romeu Zema (Novo). O petista e Zema protagonizam embates desde a sanção do Programa de Pleno Pagamento da Dívida dos Estados (Propag), texto elaborado por Pacheco e que recebeu vetos de Lula, contrariando os interesses da gestão mineira.

Além de Pacheco, outro nome ventilado para um eventual cargo no governo federal é o da presidente do PT, Gleisi Hoffmann. Lula elogiou sua competência, mas negou qualquer decisão sobre um possível ministério: “Ela tem competência para ser ministra em qualquer país do mundo, porém ainda não conversei com ela. Não sentei para pensar nisso”, afirmou.

A possível candidatura de Rodrigo Pacheco ao governo mineiro pode redefinir o cenário político do estado em 2026, especialmente diante do embate entre PT e Novo pelo controle da segunda maior economia do país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *