Exposições Projeto Tudoaver – Contagem

EXPOSIÇÕES PROJETO TUDOAVER  / MAIO 2019

O projeto Tudoaver realiza exposições de arte mensalmente em Contagem. Se constitui como uma ação contínua promovida pela Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude / Prefeitura de Contagem com apoio do Big Shopping. As mostras geralmente são realizadas em galerias convencionais e outros espaços de grande circulação de pessoas na cidade. A programação deste mês de maio apresenta duas exposições com propostas distintas. Na Galeria do Centro Cultural, teremos a arte do desenho e pintura de observação de André Perdigão, com enfoque na cidade de Ouro Preto, nos passos de Guignard. Já no Espaço das Artes do Big Shopping, teremos as fotografias de Daniel Márcio no ensaio Casulo, numa homenagem a todas as mães, na alegria das comemorações à beleza da maternidade.

1 – USK INCONFIDENTES – ITINERÁRIO LÍRICO DE GUIGNARD EM OURO PRETO

ANDRÉ PERDIGÃO

GALERIA DO CENTRO CULTURAL DE CONTAGEM 04 a 31 DE maio DE 2019

RUA DR. CASSIANO, 120, CENTRO, CONTAGEM

4 A 31 DE MAIO DE 2019

VISITAÇÃO: DE SEG A SEX DAS 9 AS 17H

A exposição de André Perdigão é resultado de intensa pesquisa e exercício do desenho de observação feito pelo artista no desenho de paisagens in loco. Todas as obras foram produzidas em Ouro Preto, nas sessões de desenho do USK Inconfidentes (Urban Skethers). Coordenado por André Perdigão, o grupo Urban Sketchers Inconfidentes realiza encontros gratuitos para desenhar aos domingos e, em parceria com o Museu Casa Guignard. A Exposição USK INCONFIDENTES conta com um recorte dos trabalhos de André em diversas técnicas, mostrando suas interpretações artísticas e poéticas do itinerário lírico de Guignard (falecido), um dos maiores e mais originais artistas de todos os tempos em Minas Gerais, apaixonado pela representação paisagem e pela cidade de Ouro Preto, que deixou um extenso e importante legado para a arte brasileira.

O QUE É A COMUNIDADE URBAN SKETCHERS:

Criada em 2008 pelo jornalista espanhol Gabriel Campanario, a comunidade Urban Sketchers (USK) é composta por pessoas do mundo todo que tem interesse em produzir e compartilhar seus desenhos de locação (feitos in loco) e toda a sua narrativa e interpretação poética. Desde então, o grupo vem crescendo e criando raízes no mundo. Em 2009, este movimento tornou-se uma organização sem fins lucrativos. Decorridos 09 anos, no dia 21 de abril de 2018, o USK se oficializa na maravilhosa cidade de Ouro Preto.

ANDRÉ PERDIGÃO, Arquiteto e urbanista, o moço é mineiro da gema – criado e crescido no berço da tradição – da cidade de Ouro Preto/ MG. Conhecido popularmente como Perdigão, o artista sempre se engajou em movimentos que tem a arte como espaço fomentador. Um sujeito que desenha, com o coração, suas interpretações pessoais do seu cotidiano e vivências.

ABERTURA: A mostra terá abertura oficial no sábado, 4 de maio, das 14 às 17h. Entrada franca e aberta aos interessados.

VISITAÇÃO: Segunda a sexta feira, das 9h as 17h

Redes sociais:

URBAN SKETCHERS GLOBAL Site: http://www.urbansketchers.org

URBAN SKETCHERS BRASIL Site: http://brasil.urbansketchers.org/

URBAN SKETCHERS INCONFIDENTES Instagram: @usk_inconfidentes

Facebook:

https://www.facebook.com/groups/219563381926449/?ref=bookmarks

Contato do artista: 31 99299-5120

2 – CASULO / ENSAIO FOTOGRÁFICO – DANIEL MÁRCIO

ESPAÇO DAS ARTES DO BIG SHOPPING / DE 02 a 31 DE maio DE 2019

AV. JOÃO CÉSAR DE OLIVEIRA, 1275, ELDORADO, CONTAGEM

VISITAÇÃO: HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO SHOPPING

A exposição, uma homenagem do Tudoaver, do Big Shopping e da secretaria de Cultura, Esporte e Juventude da prefeitura de Contagem a todas as MÃES, reúne fotografias do ensaio fotográfico intitulado “Casulo”, de Daniel Márcio, projeto contemplado pelo FMIC 2018. O ensaio conta com 20 fotografias, mas para adequação ao espaço disponível no Big Shopping, a coordenação do Tudoaver selecionou 10 fotografias, parte da produção resultante do projeto.

Casulo significa envoltório, capa protetora feita pelas larvas do bicho da seda ou por outros insetos, dentro do qual sofrem a metamorfose. Significa também lugar usado como abrigo, proteção. Numa analogia à fase de gestação humana e toda a maravilha da criação, o Projeto ”Casulo” propõe o registro fotográfico de mulheres grávidas em suas diversas fases, buscando captar a beleza e o despertar de um novo ser para a vida, assim como abordar as mudanças no corpo das gestantes e as emoções em relação a esta nova Etapa. O fotógrafo Daniel Márcio buscou locações de Contagem, referências da identidade da cidade como a casa da Cultura, a Praça da Jabuticaba, Parques Gentil Diniz e Ecológico do Eldorado, Casa de Cacos, Vila Marimbondo, Praça da Glória, enfim, ambientes em que as gestantes se sentissem EM CASA, seguras, confortáveis. Num outro viés, buscou a valorização de nossa cidade e a conexão poética com as estações climáticas do inverno, outono, primavera e verão, genericamente associadas aos conceitos da passagem do tempo e do desenvolver da VIDA.

DANIEL MÁRCIO reside em Contagem. É fotografo desde 2011, especializado em registros de família. Trabalhou na Fundac – Fundação de cultura de contagem, como diretor de cultura, de 2015 a 2017. Entre 2009 e 2015 foi repórter cinematográfico da Rede Minas de TV.

Fotógrafo: Daniel Márcio

Beleza assinada por: Rodrigo Fróis (Makeup artist, Hair stylist)

Designer de moda e Produtor de Moda: Kleuber Araújo

Assistentes de Produção: Débora Jussara e Kayck Eduardo

Modelos: Alessandra Fonseca, Tatiane Sibele, Barbara Stefany, Sabrina Batista, Rose Beatriz, Keith Monik, Daniele Andrade, Ludimila Coelho, Viviane Souza, Daniela Mercia, Paloma Lourdes, Kethlin Jennifer, Maressa Gomes, Isabela Cristina, Luana Priscila, Juliana stefany, Michelle Silva, Keith Damiris, Jessica Luz.

EXPOSIÇÃO: de 02 a 31 de maio

Espaço das Artes do Big Shopping / Av. João César de Oliveira, 1275, Eldorado

VISITAÇÃO:  de segunda a sábado, das 10 às 22h; domingos, das 11 às 21h

CONTATOS:

Daniel Márcio: 99285-0029

Facebook / Instagram: @danielmarcioj

dmarciojesus@gmail.com