Ações tecnológicas que ajudam a melhorar o ambiente
Paulo Cezar Santos Ventura
As novas ações tecnológicas sempre trazem uma intenção de transformar a vida das pessoas facilitando algumas funcionalidades, ou seja, melhorando a vida do cidadão. Quando essas tecnologias ajudam a melhorar as condições ambientais, melhor ainda. Comentaremos, nessa coluna, sobre algumas dessas ações instaladas em algumas cidades do país e que poderiam, perfeitamente, estar presentes em toda Região Metropolitana de Belo Horizonte. Geralmente as novidades instaladas em nossa região servem de exemplo para outras cidades do estado.
Algumas cidades brasileiras têm se preocupado em promover ações que tornem a vida de seus moradores mais saudável e ecologicamente correta. Uma delas é construir ciclovias, incentivando a população a se exercitar e a adotar meios alternativos de deslocamento. Quais cidades da Região Metropolitana têm se ocupado com a construção de ciclovias? Poucas, não é mesmo? Mas no Rio de Janeiro a Petrobras instalou calibradores nos relógios de rua existentes em quatro bairros. Uma boa ideia que poderia acontecer também em nossa região. Mas temos ainda que dar um passo anterior: construir ciclovias.
Vamos agora comentar sobre uma ação tecnológica bem perto de nós. Na escola E.M. Professora Ana Guedes Vieira, em Nova Contagem, município de Contagem, alunos e professores decidiram reaproveitar folhas de cadernos velhos para a confecção de novos cadernos, principalmente para crianças de famílias mais humildes. O processo é bem simples: as folhas velhas são reunidas e passam por uma máquina de pequeno porte que irá realizar furos na lateral e por onde passará uma nova espiral adquirida à parte. Com isso, mais crianças têm cadernos de qualidade e menos lixo é produzido na escola. Este bom exemplo, que partiu da coordenação da escola, ganhou a simpatia de alunos e de seus pais. Com isso, hoje a escola E.M. Professora Ana Guedes Vieira desempenha um importante serviço de sustentabilidade que até já ultrapassou os muros da instituição do ensino, pois este conhecimento será levado pelos jovens e suas famílias para toda a vida.
Nos próximos números comentaremos mais sobre ações simples envolvendo uso de tecnologias que ajudam a melhorar as condições ambientais e que possam servir de exemplos de transformação para a vida de muitos cidadãos.