Em Outras Palavras

É comum ouvir as pessoas falando que é muito difícil ganhar dinheiro, mas gastar é fácil demais. Você já pensou em poupar dinheiro? Com determinação, persistência e algum sacrifício temporário é possível alcançar muitos objetivos. Importante reforçar que é algo que depende somente de você, leitor. Separamos nesta edição algumas palavras e dicas que podem ajudar você a administrar melhor o seu dinheiro.

Agiota– pessoa que empresta dinheiro e cobra juros muito altos.

Anuidade– preço que empresas cobram anualmente para renovação de contrato.

Aplicação– investimento de dinheiro com o objetivo conseguir rendimentos futuros (caderneta de poupança, por exemplo)

Cartão de crédito– permite o pagamento à vista ou parcelado da compra de produtos ou serviços.

Cheque especial– limite de crédito que o banco oferece além do crédito do cliente. Os juros são descontados direto na conta corrente.

Débito automático– Valor da dívida descontado diretamente da conta bancária do devedor.

Despesas– tudo com que se gasta dinheiro (alimentação, alugue, água, luz, combustível)

FGTS– (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) é uma poupança aberta pela empresa em nome do funcionário. Nesta poupança deposita-se 8% do valor do salário recebido pelo trabalhador.

IPTU(imposto Predial e territorial Urbano) – Dinheiro cobrado dos proprietários entre o final e o início de cada ano sobre a propriedade imobiliária.

IPVA(Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor). É um imposto estadual cobrado dos donos de veículos. O Dinheiro arrecadado é usado na manutenção das vias.

IR(Imposto de renda) imposto que se paga sobre todo rendimento conseguido em um ano.

Receita– Tudo aquilo que uma pessoa recebe (salário, pensão e rendas variadas)

Dinheiro de plástico– Cartão eletrônico, fornecido por instituições financeiras, que permitea realização de pagamentos ou o saque de moeda

DOC(Documento de Ordem de Crédito) – Documento que registra a transferência de dinheiro entre contas bancárias diferentes mediante o pagamento de uma taxa.

Economia informal – Parte de um sistema econômico, constituída por pequenos grupos de produção, venda ou serviços, que não respeita o pagamento de tributos e o registro de empregados e de transações.

Acompanhe a planilha e comece a poupar hoje mesmo!