O profissional de Rádio no Futebol Amador de Esmeraldas

Mirianne Torres

Marcos Inostroza Gaspar, o Kiko, tem raiz esmeraldense paterna. Ele nasceu em São Paulo, aos dois anos foi com a família para o Rio Grande do Sul. Lá morou por 22 anos. Paralelo ao mundo do futebol dedicou a vida ao comércio, no Sul e em Minas.

Por 25 anos, dos 54 vividos, manteve uma papelaria, e, atualmente é motoboy em concilio com rádio. Seu maior sonho profissional é se sustentar, exclusivamente, das locuções e de seu trabalho jornalístico esportivo. Se diz isento quanto a Vasco ou Campolina. Não há preferência, e sim o profissionalismo de quem chega uma hora antes da partida começar e, literalmente: “bate o escanteio e corre pra cabecear.” Inostroza faz a função de repórter, locutor e comanda a jornada esportiva. Muitas vezes, pega a escalação com o jogo já rolando, não há cabines de rádio, nem estrutura para reproduzir lance a lance a partida, entrevistas pré e pós jogos.

No posto de radialista autodidata, é ele o responsável por produzir o programa que leva sua marca, “Tá No arbante”. Iniciou no rádio, em 2013, sendo setorista do Cruzeiro no programa Esmeraldas Esportes. E nesse mesmo ano começou a narrar jogos. Já narrou pela rádio Imperatriz, de Ribeirão das Neves, têm participações no programa Boleirosda Várzea, na Rádio Autêntica FM. Kiko sempre cobriu o futebol amador e até chegou a jogar em 1986, pelo Campolina. Com fama de pé quente, lembra-se com orgulho do jogo mais marcante já narrado: a primeira final Copa Itatiaia, vencido pelo Vasco sob o Verona Itamaratiem2014. “Foi um jogão”, recorda.