Modalidades coletivas abrem os Jogos Escolares de Belo Horizonte 2019 no dia 6/5

Confrontos entre equipes de futsal, handebol e voleibol marcam o início da disputa dos Jogos Escolares de Belo Horizonte (JEBH) 2019, nesta segunda-feira, dia 6 de maio. Já as partidas de basquete vão começar a partir desta terça-feira, dia 7. O calendário de jogos dessas quatro modalidades coletivas pode ser conferido no portal da Prefeitura de Belo Horizonte. Já as provas individuais terão início somente no fim de maio, em data ainda a ser divulgada.

Competição esportiva e educacional realizada pelo terceiro ano consecutivo pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio das secretarias municipais de Esportes e Lazer e de Educação, os Jogos Escolares receberam a inscrição de 120 instituições de ensino das redes particular, municipal e estadual, além de centros socioeducativos e escolas de práticas de paradesportos.

A expectativa é de que cerca de quatro mil alunos disputem os jogos deste ano, um aumento em relação à edição do ano passado, quando 3.500 estudantes-atletas de 115 instituições participaram da competição.

Modalidades

As provas e os jogos do JEBH são realizados em equipamentos e instalações esportivas de instituições escolares e esportivas de Belo Horizonte. Com 24 modalidades, a competição é disputada em duas categorias. O Módulo I reúne estudantes-atletas com idade entre 12 e 14 anos, enquanto o Módulo II é para estudantes-atletas com idade entre 15 e 17 anos.

As modalidades do JEBH são olímpicas e não olímpicas: atletismo, badminton, basquetebol, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez.

Há, ainda, as modalidades paralímpicas: atletismo, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e voleibol sentado.

Com execução técnica da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (FEEMG), o JEBH é a etapa municipal classificatória para equipes e estudantes atletas representarem o município nos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), permitindo, ainda, a classificação para representar Belo Horizonte em nível nacional nos Jogos Escolares da Juventude.