Corpo de Bombeiros de Minas Gerais tem primeira comandante-geral mulher em 113 anos
Pela primeira vez em mais de um século, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) será comandado por uma mulher. A coronel Jordana de Oliveira Filgueiras Daldegan foi anunciada como a nova comandante-geral da corporação nesta quarta-feira (29), pelo governador Romeu Zema (Novo). Ela assume o posto no lugar do coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho.
A nomeação da coronel Jordana reforça a política estadual de valorização da presença feminina em cargos de liderança. “Desde o início da minha gestão, as pessoas indicadas para cargos de liderança são escolhidas por critérios técnicos e competência. Tenho buscado valorizar o excelente trabalho das mulheres na administração pública de Minas Gerais, e a coronel Jordana é um desses exemplos. Tenho certeza de que fará uma gestão primorosa à frente dos Bombeiros, mantendo a corporação em um lugar de destaque no Brasil e no mundo”, declarou Zema.
Além da comandante-geral, o coronel Moisés Magalhães de Souza foi anunciado como subcomandante-geral da corporação e chefe do Estado-Maior. Ainda não há data definida para a cerimônia oficial de posse, que também marcará a despedida do coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho e da coronel Daniela Lopes Rocha da Costa.
Trajetória e experiência
Com uma carreira consolidada dentro do Corpo de Bombeiros, a coronel Jordana já ocupou diversas funções estratégicas na corporação. Ela atuou na Subchefia da Seção de Planejamento Operacional do Estado-Maior, no Subcomando do 3º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) e na Chefia da Assessoria de Comunicação do CBMMG. Mais recentemente, ocupou a Diretoria de Assuntos Institucionais.
A nova comandante-geral é especialista em Administração Pública, com foco em Gestão de Pessoas, pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro, além de possuir especialização em Gestão Estratégica e Políticas Públicas pela Academia de Bombeiros Militar. Ela também é professora e orientadora no curso de Pós-Graduação em Gestão, Proteção e Defesa Civil da Academia de Bombeiros Militar.
Mudança na estrutura de comando
O novo subcomandante-geral e chefe do Estado-Maior, coronel Moisés Magalhães de Souza, também possui uma trajetória de destaque na corporação. Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho, Normalização de Medidas contra Incêndio, Pânico e Explosões, e Gestão Estratégica e Políticas Públicas, ele desempenha papel fundamental na formação de novos oficiais, sendo professor e orientador no Curso de Pós-Graduação em Gestão Estratégica e Políticas Públicas da Academia de Bombeiros Militar.
A troca de comando no CBMMG reforça o compromisso do governo estadual com a modernização e a equidade dentro das forças de segurança, além de reconhecer o trabalho de longa data desempenhado pelas mulheres na corporação. Com a nomeação da coronel Jordana, Minas Gerais avança na representatividade feminina em postos de alta liderança, promovendo um marco histórico na trajetória da instituição.