Preço da carne de frango no Brasil alcança recorde de dois anos, aponta estudo da USP



A carne de frango no Brasil atingiu o maior preço desde novembro de 2022, conforme aponta uma pesquisa da Universidade de São Paulo (USP). Os dados divulgados pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) indicam que os preços da proteína seguem elevados, apesar da tendência de queda habitual da demanda no final de cada mês. A média do preço da carne de frango, tanto congelada quanto in natura, ultrapassou a marca de R$ 8 no mercado doméstico.

Este cenário ocorre em um momento em que o Brasil continua sendo um dos maiores produtores de carne de frango no mundo, com um consumo per capita de cerca de 100 kg por ano, sendo metade desse consumo voltado para o frango. A produção nacional deve alcançar 15 milhões de toneladas em 2024, atingindo a marca da China, mas ainda ficando atrás dos Estados Unidos, que lideram com 21,4 milhões de toneladas.

Apesar da maior parte da produção ser destinada ao mercado interno – cerca de 67% –, o Brasil segue na vanguarda da exportação global, com seus frigoríficos dominando o comércio de carne de frango internacionalmente.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *