Corrente do Bem e Container com Letras promovem integração cultural em Santa Luzia
O Centro Cultural Corrente do Bem foi fundado em 2005 por iniciativa das amigas Alzira Maria de Mello Salva (in memoriam) e Agripina Maria da Conceição Vieira, que transformaram um projeto de coleta seletiva em Biblioteca. Assim, como nasce a maioria das bibliotecas comunitárias, a “Corrente do Bem” surgiu como atividade integrante do Centro Cultural e veio suprir a necessidade de se construir um espaço de leitura onde a comunidade pudesse ter acesso aos livros, pesquisas, informações e entretenimento já que muitas pessoas procuravam a residência da professora Agripina para obter estas fontes. Todas as atividades desenvolvidas têm como meta estimular a solidariedade, o respeito ao meio ambiente, a diversidade cultural e racial, tendo a leitura como principal ferramenta.

Atualmente a Biblioteca integra a Rede de Bibliotecas Comunitárias Sou de Minas UAI, que é um coletivo de bibliotecas comunitárias que está presente em quatro municípios: Belo Horizonte, Betim, Sabará e Santa Luzia. A rede também faz parte do sistema nacional de bibliotecas Comunitárias (RNBC) e ambas estão voltadas para a necessidade de formação e entendimento da Literatura como direito humano, portanto sua participação neste coletivo visa a formulação e implantação, junto ao poder público, dos planos de livro, leitura, literatura e bibliotecas em todas as esferas.

A biblioteca Comunitária Corrente do Bem atende uma média de 500 leitores por mês e trabalha com recolhimento, triagem, catalogação, distribuição e doação de livros para pontos de leitura em vários espaços da cidade de Santa Luzia e também de outras cidades.

A biblioteca tem participação ativa em encontros culturais, sociais, educativos, seminários, feiras, exposições da biblioteca itinerante, libertação de livros e palestras. Atualmente a biblioteca está presente também no Container com Letras, contribuindo com o compartilhamento de livros. Devido a grande demanda de serviços e leitores o serviço está em fase de ampliação e necessitando de ajuda financeira e de pessoas para desenvolver melhor as atividades.

A biblioteca está localizada na Rua Santa Rita, 198 no bairro Santa Rita, Santa Luzia. O Container com Letras está instalado na Praça Getúlio Vargas, na Rua Comércio, em frente ao banco Itaú.