Artistas se reúnem em Contagem para o 1o Ateliê Aberto de Primavera 2019

A Primavera, a estação das flores, já inspirou músicos e vários outros artistas a pintar, escrever, filmar e fotografar este tema tão popular. Um número significativo de pintores já produziu obras com temas florais e naturais, e esta foi a motivação da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude, em parceria com a Arteria Contagem, para promover o Ateliê Aberto de Primavera, um evento de pintura ao vivo para comemorar o início da estação colorida.
A Arteria Contagem é um coletivo de artistas contagenses, criado para agitar o cenário das artes plásticas e ‘organizar’ artistas para que a visibilidade de cada um seja potencializada. Desta forma um evento de pintura ao vivo, ou “live painting” para os mais globalizados, pode se tornar uma boa vitrine para os artistas plásticos, pois a natureza de suas produções é de certa forma solitária e confinada a seu ateliê (local onde são produzidas as pinturas). Pintar ao vivo, ao lado do expectador, interagindo
com o público é uma forma de levar a pintura para um nível de fruição mais próximo da população e quebrar alguns paradigmas sobre a arte.
O Ateliê Aberto de Primavera tem o objetivo de aproximar o artista do público e aproximar o público da arte. São aproximadamente 50 artistas convidados para o evento, de várias regiões de Contagem e Minas Gerais. Além disso, o objetivo é que outras pessoas, artistas iniciantes e amantes do desenho e da pintura, que atuam de forma casual, possam estar juntos pintando na praça. A ideia é reunir o maior número de pessoas pintando ao vivo, e transformar a praça numa grande galeria de arte. Um marco para a cidade de Contagem e um grande evento para todos os participantes, sejam artistas ou expectadores.
O Ateliê Aberto de Primavera acontece dia 21 de setembro, sábado, das 10h às 17h, na Praça da Jabuticaba (Avenida Prefeito Gil Diniz s/n, Centro de Contagem).

Além dos desenhistas e pintores, o evento contará com as barracas da Economia Solidária de Contagem comercializando comidas típicas, bebidas, pipoca e algodão-doce.


Os interessados em participar podem se inscrever, enviando nome artístico e foto pessoal para:
arteriacontagem@gmail.com
Informações – 3352-5347 / 99813-9164 (Olister) / 98816-2056 (Fernando)


Alguns artistas confirmados:
Alexandre Junior, Cely Ferreira, Daniela Moser, Família Grillo, Fátima Mirandda, Fátima Silveira, Fernando Perdigão, Frau Mendes, Gaston Medeiros, Giselle Lopes, Glauco Rotelli, Humberto Braga, Hyvall, Iara Abreu, Lena Santos, Letícia Pinto, Lucas Castilho, Marcio MIMA, Maria Inês Ribeiro, Mauricio Lorenzo, Nina de Souza-Lima, Olister Barbosa, Onilson Coelho, Rafael Abreu, Rico Maciel, Rodrigo Roreli, Ronaldo Mendes, Salin de Sá, Tião Campos, Vander Lúcio.