Mineira que tirou nota máxima na redação do Enem celebra aprovação em Medicina na UFMG
Samille Leão Malta, única estudante de escola pública a alcançar 1000 na redação, realizará o sonho de estudar na universidade
A jovem Samille Leão Malta, de 19 anos, natural de Virginópolis, na Zona da Mata mineira, comemorou sua aprovação no curso de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Seu desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi destaque, sendo a única estudante de escola pública a alcançar a nota máxima (1000) na redação da edição de 2024.
Em entrevista à Itatiaia, Samille expressou a emoção de ver seu sonho se concretizar. “Estou muito feliz com a aprovação, já ansiosa para começar essa nova fase. Sempre quis fazer Medicina, então estou realizando um sonho. Além disso, vou me mudar para Belo Horizonte, o que trará muitas novidades e desafios”, contou.
Desde 2020, Samille estudava no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (CAp-Coluni). Com determinação, começou sua preparação já no primeiro ano do ensino médio. “Eu já imaginava o curso que queria e sabia que seria um grande desafio passar pelo Enem. Então, me dediquei desde o início, prestando atenção nas aulas e estudando bastante”, relatou.
A redação do Enem 2024 abordou o tema “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”, e apenas 12 candidatos em todo o país conquistaram a nota máxima. O resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi divulgado na segunda-feira (27), confirmando a vaga de Samille na UFMG.
Agora, a jovem se prepara para a mudança e para o início da jornada na universidade, carregando consigo o orgulho de sua conquista e a certeza de que a dedicação valeu a pena.