EU EM PALMAS

Paulo Cezar Santos Ventura (Rolimã Editora) – rolimaeditora@gmail.com (31) 988978025

Estou em férias na cidade de Palmas/TO, onde reside minha filha, meu genro e meus netos (eles são médicos e vieram para cá em busca de melhores condições de trabalho e melhor qualidade de vida: encontraram e aqui estão há dez anos). Vim passar com eles as festas de fim de ano e começo de outro. Mas, por força de hábito e de ofício, conjugados com a responsabilidade com o jornal, fico antenado com as questões culturais, em geral, e literárias, em particular, para informar a nossos leitores da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Palmas não é somente terra do pequi e do artesanato de capim dourado (quem não conhece procure porque as peças em capim dourado são lindas). Aqui também tem cultura. E muita.

Palmas é a capital de Estado mais nova do Brasil. Foi fundada em 1989, logo após a criação do Estado de Tocantins pela Constituição de 1988. Conta com uma população em torno de 250.000 habitantes, muitos deles migrantes de outros estados que viram na nova cidade uma oportunidade de crescimento pessoal e financeiro. E seu urbanismo copia o plano urbanístico de Brasília, com quadras e alamedas numeradas em um território plano, o que facilita a localização. Difícil se perder na c